O fim da fraude na pesquisa?
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
Ética em pesquisa: em Medicina, Ciências Humanas e da Saúde
É parte de
É parte de
Resumo
Fraude e má conduta são termos abrangentes, que englobam todo o espectro de ações que comprometem a originalidade, a credibilidade e a reprodutibilidade de um estudo científico. Um passo decisivo no final do século XX e início do século XXI foi a oficialização da ética e da honestidade científica em nível nacional, e não apenas nos projetos de pesquisa, porém em todos os âmbitos científicos, por diversos países. Ainda assim a fraude resiste, incentivada pelo papel central das pesquisas e publicações no sucesso profissional. Algumas associações pugnam pelo fim do critério quantitativo (número de pesquisas publicadas) ou mesmo qualitativo (fator de impacto das revistas) na aferição das carreiras, por outros que reflitam o compromisso global do candidato com suas responsabilidades éticas, acadêmicas e profissionais.
Como referenciar
FAINTUCH, BLUMA L.; FAINTUCH, SALOMAO. O fim da fraude na pesquisa?. In: FAINTUCH, JOEL (ed.). Ética em pesquisa: em Medicina, Ciências Humanas e da Saúde. Barueri, SP: Manole, 2021. , cap. 30. p. 300-310. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32901. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.