Caracterização do CaSO4:Tb,Ag para dosimetria OSL
Carregando...
Data
Data de publicação
2019
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 24.
Resumo
Embora a dosimetria por OSL seja bem conhecida, o uso dessa técnica tem sido pouco difundido devido à limitação de materiais. Conforme resultados da literatura, a prata como co-dopante em matrizes de CaSO4 dopado com terras raras proporciona um aumento da intensidade das emissões luminescentes em comparação aos materiais sem a prata. Sendo assim, como não há relatos sobre a caracterização estrutural e dosimétrica do CaSO4:Tb com a incorporação de prata, a proposta do presente trabalho foi produzir e caracterizar policristais de CaSO4 dopado com térbio e co-dopado com óxido e nanopartículas de prata. Os fósforos apresentaram uma curva típica de decaimento exponencial de OSL. As amostras de CaSO4:Tb,Ag(nanopartícula) apresentaram sensibilidade OSL cerca de 4 vezes mais intensa em comparação com CaSO4:Tb,Ag(óxido). Ambas as amostras apresentaram curva dose resposta linear na faixa de dose observada e limite inferior de detecção (LID) de 9 mGy para o CaSO4:Tb,Ag(nanopartícula) e 32 mGy para o CaSO4:Tb,Ag(óxido).
Como referenciar
SILVA, ANDERSON M.B.; JUNOT, DANILO O.; SOUZA, LUIZA F.; SOUZA, DIVANIZIA N.; CALDAS, LINDA V.E. Caracterização do CaSO4:Tb,Ag para dosimetria OSL. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FÍSICA MÉDICA, 24., 21-24 de agosto, 2019, Santos, SP. Resumo expandido... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Física Médica, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31007. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.