Efeito da adição de oxido de lantânio nas características microestruturais e mecânicas da mulita-zircônia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2000

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 44.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Compostos de mulita-zircônia, obtidos a partir da sinterização reativa entre alumina e zirconita têm sido extensivamente estudados devido às interessantes propriedades termo-mecânicas que podem ser obtidas. Como estas propriedades são fortemente dependentes da microestrutura e das fases cristalinas presentes, busca-se uma melhor compreensão das reações envolvidas na formação deste composto, de modo a se poder controlar estes parâmetros, e assim melhorar o desempenho do material. O presente trabalho procura contribuir com o tema através da avaliação do efeito da adição de óxido de lantânio na densificação, taxa de reação, microestrutura final e tenacidade à fratura do composto.Compostos de mulita-zircônia, obtidos a partir da sinterização reativa entre alumina e zirconita têm sido extensivamente estudados devido às interessantes propriedades termo-mecânicas que podem ser obtidas. Como estas propriedades são fortemente dependentes da microestrutura e das fases cristalinas presentes, busca-se uma melhor compreensão das reações envolvidas na formação deste composto, de modo a se poder controlar estes parâmetros, e assim melhorar o desempenho do material. O presente trabalho procura contribuir com o tema através da avaliação do efeito da adição de óxido de lantânio na densificação, taxa de reação, microestrutura final e tenacidade à fratura do composto.

Como referenciar
GODOY, A.L.E.; CARRILHO, M.D.S.; PASOTTI, R.M.R.; GENOVA, L.A. Efeito da adicao de oxido de lantanio nas caracteristicas microestruturais e mecanicas da mulita-zirconia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 44., 31 maio - 4 jun, 2000, Sao Pedro, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/20747. Acesso em: 27 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento