Distribuição de vazão entre os canais de resfriamento do elemento combustível do IEA-R1

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

Contribuições do reator IEA-R1 para a pesquisa nuclear

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Um elemento de combustível “dummy” instrumentado (DMPV-01) com as mesmas características geométricas de um elemento de combustível MTR foi projetado e construído para experimentos de medição de distribuição de vazão no núcleo do reator IEA-R1. Esse elemento instrumentado também foi usado para medir a distribuição de vazão entre os canais retangulares formados pelas placas do elemento combustível. Duas sondas com tomadas de pressão foram construídas e montadas dentro dos canais de escoamento para medir a queda de pressão, enquanto a velocidade de escoamento foi calculada usando uma equação de queda de pressão para canais fechados. Este trabalho apresenta o procedimento experimental e os resultados da medição da distribuição de vazão entre os canais de escoamento. Os resultados mostram que a vazão nos canais periféricos é de 10% a 15% menor que a vazão média. É importante conhecer a vazão nos canais periféricos devido a incertezas nos valores da vazão no canal aberto formado entre dois elementos combustíveis adjacentes. Essas vazões são responsáveis pelo resfriamento de placas externas do elemento combustível.

Como referenciar
TORRES, WALMIR M.; UMBEHAUN, PEDRO E.; ANDRADE, DELVONEI A.; SOUZA, JOSE A.B. Distribuição de vazão entre os canais de resfriamento do elemento combustível do IEA-R1. In: SILVA, PAULO S.C. da (org.); ZAHN, GUILHERME S. (org.); SOUZA, FRANCISCO de A. (org.). Contribuições do reator IEA-R1 para a pesquisa nuclear. São Paulo, SP: Blucher, 2022. , cap. 8. p. 79-86. DOI: 10.5151/9786555501483-08. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33051. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções