Caracterização da composição química da matéria orgânica presente na Lama Negra de Peruíbe
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Paulo Sergio Cardoso da Silva
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
A Lama Negra de Peruíbe, encontrada nas margens do Rio Preto, é conhecida por suas propriedades curativas e por possui poder anti-inflamatório, pode ser aplicado na recuperação de diferentes patologias dermatológicas, tais como: psoríase, dermatites periféricas e acne, e em tratamentos de artrites (obliterantes ou reumatóide), artropatias (crônicas e subcrônicas secundárias), reumatismo, mialgias, nevrites, entre outros. Rica em compostos químicos orgânicos e inorgânicos, apresenta em sua composição minerais como: argila-silítica, quartzo, halita, filossilicatos e argilominerais apresentando silício, sulfato, zinco chumbo, cromo, níquel e alumínio em sua composição química principal enquanto as análises microbiológicas revelaram a presença de microorganismos e material orgânico oriundo do processo biológico-metabólico, denominado de substâncias húmicas. Embora as argilas (ou os pelóides) sejam consideradas materiais naturais, elas não estão isentas de possíveis efeitos danosos à saúde quando utilizadas com fins terapêuticos. Essa situação destaca a importância da pesquisa científica na caracterização química da Lama Negra de Peruíbe, em primeiro lugar, para encontrar os substratos orgânicos e inorgânicos e suas propriedades terapêuticas. Com intuito de fornecer algum suporte para seu uso médico, e, em segundo lugar, certificar a sua qualidade para ser utilizado em tratamentos médicos.É necessário avaliar a composição química, em particular, da matéria orgânica, fortemente influenciada pela atividade microbiana e pela disponibilidade de componentes orgânicos.A caraterização da composição orgânica foi realizada pela extração e purificação de ácidos fúlvicos e ácidos húmicos, análise do teor de cinzas, determinação da acidez total, carboxílica e fenólica, análise da composição elementar (C, H, N e O), análise espectroscópica de absorção no ultravioleta/visível, e análise por ativação neutrônica associada à espectrometria gama.
Como referenciar
SOUFIA, LAYLA B. Caracterização da composição química da matéria orgânica presente na Lama Negra de Peruíbe. Orientador: Paulo Sergio Cardoso da Silva. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2020.tde-12032020-081116. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/30924. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.