Estudo de tratamento químico de urina para redução no consumo de água em descargas residenciais
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Elaine Arantes Jardim Martins
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
O presente estudo propõe uma alternativa para tratamento químico da urina para redução no consumo de água em descargas residenciais, possibilitando um maior tempo de permanência da água a ser descartada na bacia sanitária antes do acionamento da descarga. O processo consiste em neutralizar os componentes responsáveis pelo odor e cor característicos da urina a partir da reação química com dicloroisocianurato de sódio, NaDCC. O composto também apresenta ação bactericida podendo agir por um determinado período de tempo. Além disso, considera-se a adição de um componente indicador de nível de saturação do meio para otimizar o efeito sobre os aspectos estéticos e sanitários (odor, cor e presença de bactérias). O tratamento proposto deverá apresentar baixo custo estimulando a mudança de paradigmas por meio da conscientização da importância da redução do consumo de água nas residências. Pretende-se acompanhar o desempenho do processo proposto a partir de ensaios físico-químicos e microbiológicos.
Como referenciar
TOLEDO, ANTONIO C.T. de. Estudo de tratamento químico de urina para redução no consumo de água em descargas residenciais. Orientador: Elaine Arantes Jardim Martins. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2013.tde-04022014-091025. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10614. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.