Estudo da liberação de fluoreto na etapa de queima de produtos da indústria cerâmica estrutural

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2002

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 46.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Dentre a grande quantidade de gases emitidos dos fornos, no processo produtivo da indústria cerâmica estrutural, o fluoreto é essencialmente importante, durante a queima das matérias-primas. O presente trabalho, objetivou avaliar a capacidade de liberação de fluoreto em argilas com diferentes composições mineralógicas através dos ensaios de determinação do efeito da taxa de aquecimento, da temperatura, do tempo e da atmosfera de queima. Verificou-se que o fator decisivo de emissão de fluoreto ocorre na faixa de 900 -1000oC,ou seja na faixa de alta porosidade. Depois de alcançada a temperatura de vitrificação da argila o que equivale a uma porosidade aberta de menos de 10%, somente pequena quantidade de fluoreto é liberado, mesmo fazendo-se uso de tempo de queima longo.

Como referenciar
FRAJNDLICH, E.U.C.; RIELLA, H.G. Estudo da liberacao de fluoreto na etapa de queima de produtos da industria ceramica estrutural. In: TOFFOLI, S.M. (org.). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERAMICA, 46., 26-29 maio, 2002, Sao Paulo, SP. Anais... p. 1696-1706. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/16269. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções