Estudo das tensões residuais em juntas soldadas de aco ARBL bifásico usado na indústria automobilística

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2010

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Uma das formas de redução de peso nos veículos automotores é através da utilização de aços de alta resistência e baixa liga (ARBL), que possibilita o uso de chapas de menores espessuras. Considerando que o surgimento de tensões residuais é intrínseco ao processo de soldagem, este estudo faz uma avaliação das tensões residuais geradas em juntas soldadas pelos processos de soldagem TIG e LASER, comparando-as. As tensões residuais foram medidas por difração de raios X, usando um equipamento portátil, com radiação Crκα, pelo método da dupla exposição. Foi avaliada ainda a influência do tratamento de shot peening, aplicado após a soldagem, no desempenho em ensaios de dobramento realizados para ambas as condições de soldagem e as juntas soldadas a TIG apresentaram maior estabilidade das tensões compressivas após o dobramento. A análise metalográfica por microscopia óptica complementou a caracterização das juntas soldadas.

Como referenciar
BARBATO, D.S.; FONSECA, M.P.C.; MARQUES JUNIOR, A.S.; CHUVAS, T.C.; PARDAL, J.M.; BERRETTA, J.R. Estudo das tensões residuais em juntas soldadas de aco ARBL bifásico usado na indústria automobilística. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIENCIA DOS MATERIAIS, 19., 21-25 de novembro, 2010, Campos do Jordao, SP. Anais... p. 5204-5211. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/17911. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções