Estudo do processamento de rejeitos radioativos sólidos compactáveis por plasma térmico
Carregando...
Data
Data de publicação
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Brazilian Applied Science Review
Resumo
O uso de radioisótopos para as mais diversas finalidades tem se intensificado e destacado pelos benefícios que proporcionam. A geração de energia elétrica, a indústria, a agricultura, a medicina diagnóstica e terapêutica, são alguns exemplos. Porém, essas aplicações têm como desvantagem gerar rejeitos radioativos e estes requerem tratamento apropriado para deposição final. Neste âmbito, entre as tecnologias promissoras para o tratamento de rejeitos radioativos sólidos compactáveis, a utilização de plasma térmico para gerar uma descarga de arco transferido por meio de eletrodos de grafite se mostra uma tecnologia capaz de reduzir substancialmente a massa e o volume de rejeitos radioativos após expô-los a temperaturas superiores a 3.000ºC. Os resultados obtidos se mostraram bastante satisfatórios, alcançando aproximadamente 100% de redução em 30 min de processo. Esforços futuros devem ser empregados para maior confiabilidade do sistema, eliminação de radionuclídeos voláteis no efluente gasoso e otimização completa da operação.
Como referenciar
PRADO, EDUARDO S.P.; MIRANDA, FELIPE de S.; RITA, CRISTIAN C.P.; SILVA, ROBERSON J. da; ESSIPTCHOUK, ALEXEI M.; PETRACONI FILHO, GILBERTO; BALDAN, MAURICIO R.; POTIENS JUNIOR, ADEMAR J. Estudo do processamento de rejeitos radioativos sólidos compactáveis por plasma térmico. Brazilian Applied Science Review, v. 5, n. 4, p. 1795-1807, 2021. DOI: 10.34115/basrv5n4-005. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32643. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.