Sistema de captura de aerossóis gerados em ablação com laser para amostragem de superfícies contaminadas
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Thadeu das Neves Conti
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
A Gerência de Rejeitos Radioativos do IPEN já se utiliza da técnica de ablação por laser para descontaminação de peças superficialmente contaminadas por material radioativo. Esta tecnologia, porém, demonstrou grande potencial para caracterização destes rejeitos com o objetivo de levantar o Inventário Radioisotópico de peças. As técnicas atuais para levantar este inventário (esfregaço e modelagem físico-matemática) sofrem de grandes limitações de implementação e de precisão. O objetivo deste trabalho é desenvolver o projeto de uma sonda de ablação por laser acoplada a um módulo de sucção e captura por filtro do particulado ejetado na ablação, permitindo envio do filtro para análise de emissões radioativas para classificação de radioisótopos.
Como referenciar
ROSA, RODRIGO B.F. da. Sistema de captura de aerossóis gerados em ablação com laser para amostragem de superfícies contaminadas. Orientador: Thadeu das Neves Conti. 2018. 69 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2019.tde-30112018-085024. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29458. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.