Avaliação de sistemas cromatográficos para controle de qualidade de mertiatida (99m Tc)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2018

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA NUCLEAR, 32.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Introdução – A determinação da pureza radioquímica (% PRq) de mertiatida (99m Tc) tem sido objeto de estudos devido à complexidade na separação das impurezas. Um dos ensaios descritos nas farmacopeias americana e europeia é o controle radioquímico para a determinação de tecnécio hidrolisado por cromatografia em papel (CP), com fase móvel de acetonitrila e água (60:40) (v/v). Chen et al. desenvolveram sistemas cromatográficos para 99mTcO2 e 99mTcO4- por CP e CCD (cromatografia em camada delgada). Objetivo – Este trabalho avaliou o efeito da fase móvel e da fase estacionária na determinação da % PRq da mertiatida (99m Tc) de formulação IPEN. Material e Métodos – A radiomarcação foi realizada em frascos de reagente liofilizado (RL) de MAG3 (mertiatida) reconstituídos com eluato de 99mTcO4- obtido de gerador de 99Mo/99mTc (IPEN-CNEN/SP). Foram utilizados misturas de solventes acetato de etila, metiletilcetona, acetonitrila e água purificada e suportes cromatográficos de ITLC-SG, TLC-SG e papel Whatman 3 (W3), Whatman 1 (W1) de 12,5 centímetros de comprimento e 1,5 de largura. A % PRq foi determinada pelo cálculo das % de impurezas e os resultados foram expressos como média ± desvio padrão (DP), até 4 horas de marcação (240 minutos), em triplicata de dois frascos (N=6). Apόs a separação cromatográfica, as tiras de papel ou CCD foram secas, cortadas em segmentos de 1 cm e a radioatividade foi medida (cpm) em contador gama Perkin Elmer. Resultados – A formulação do RL de MAG3 desenvolvida no IPEN foi analisada utilizando os sistemas cromatográficos propostos por Chen et al., a saber, acetato de etila e metiletilcetona (2:3) (v/v) e acetonitrila e água (50:50) (v/v) com ITLC-SG e W3, para determinação de 99mTcO4- e 99mTcO2, respectivamente. Metiletilcetona pura não evidenciou melhoria na separação das espécies e acetato de etila pura não possibilitou a separação de 99mTcO4-. A mistura de acetonitrila e água (50:50) (v/v) representou melhor fase móvel para determinação de 99mTcO2 . Discussão – O método de CCD e CP proposto por Chen et al. mostrou-se eficiente na determinação das principais impurezas de mertiatida (99m Tc) obtendo-se valores acima de 90% de % PRq, atendendo às especificações das farmacopeias para a mertiatida (99m Tc), preparada com a formulação desenvolvida no IPEN-CNEN/SP. Conclusões – O sistema cromatográfico utilizado para o controle radioquímico durante a fase de desenvolvimento da formulação IPEN apresentou melhor resolução permitindo a determinação das impurezas radioquímicas de mertiatida (99m Tc).

Como referenciar
SILVA, N.G.; MATOS, M.C.C.V.; SILVA, R.A.; FUKUMORI, N.T.O.; MATSUDA, M.M.N. Avaliação de sistemas cromatográficos para controle de qualidade de mertiatida (99m Tc). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA NUCLEAR, 32., 10-12 de agosto, 2018, São Paulo, SP. Resumo... São Paulo: Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear, 2018. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29763. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento