JOSE FERNANDO QUEIRUGA REY

Research Projects
Organizational Units
Job Title

Search Results

Now showing 1 - 8 of 8
  • Resumo IPEN-doc 08925
    Lattice parameters in yttria-doped ceria solid electrolytes
    2001 - REY, J.F.Q.; MUCCILLO, E.N.S.
    Cefia-rare earth solid solutions are known as solid electrolytes with potential applications in oxygen sensors and solid oxide fuel cells. Trivalcnt rare carth ions cnter finto solid solution introducing a number of anion vacancies for charge compensation. These oxygcn vacancies are quite mobile at low temperatures giving rise to a comparativcly high ionic conduction. In this study ccria-x mol% yttria solid solutions were prepared with x ranging from O to 12 by solid state reactions. These solid solutions cxhibit a fluorite-type structure with composition dcpendent lattice parameters. The variation of thc lattice parameter was studicd and corrclated with existing empirical equations based on ion packing model. The effcct of an effective ionic radius of Y3+ in eightfold coordination is also discussed.
  • Artigo IPEN-doc 08870
    Parametros de rede em eletrolitos solidos de ceria dopada com itria
    2002 - REY, J.F.Q.; MUCCILLO, E.N.S.
  • Artigo IPEN-doc 11395
    Propriedades físicas do oxido de cério preparado pro técnica de solução e a condutividade elétrica em função da pressão parcial de oxigênio em cerâmicas sinterizadas
    2005 - MUCCILLO, E.N.S.; PORFIRIO, T.C.; TADOKORO, S.K.; REY, J.F.Q.; ROCHA, R.A.; STEIL, M.C.; MUCCILLO, R.
    Óxido de cério com partículas de tamanho nanométrico foi preparado pela técnica da precipitação utilizando como agente precipitante o hidróxido de amônio ou o ácido oxálico. O principal objetivo deste trabalho foi a obtenção de pós nanométricos de CeO2 com altos valores de área de superfície específica. Os pós calcinados foram analisados por adsorção gasosa para a determinação da área de superfície específica, por difração de raios X para verificação de fases estruturais e determinação do tamanho médio de cristalito, por espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier, por microscopia eletrônica de varredura para observação de tamanho e forma das partículas, e por espalhamento laser para a determinação da distribuição do tamanho de partículas e aglomerados. Os principais resultados mostraram que em ambos casos foram obtidos pós com tamanho nanométrico de partículas (< 10 nm), com área de superfície específica elevada (> 90 m2 .g-1), mas com morfologias diferentes, dependendo do agente precipitante. A densificação de compactos sinterizados ao ar é também diferente nestes casos. Medidas da condutividade elétrica foram feitas por espectroscopia de impedância entre 5 Hz e 13 MHz na faixa de pressão parcial de oxigênio de ~ 1 até ~ 10-6 atm. A análise dos resultados permitiu identificar o tipo de portador de carga responsável pela condutividade elétrica nas cerâmicas sinterizadas.
  • Artigo IPEN-doc 10478
    Electrical conductivity of CeOsub(2) prepared from nanosized powders
    2004 - MUCCILLO, E.N.S.; ROCHA, R.A.; TADOKORO, S.K.; REY, J.F.Q.; MUCCILLO, R.; STEIL, M.C.
  • Artigo IPEN-doc 09268
    Parâmetros de rede em condutores de íons oxigênio com estrutura fluorita
    2002 - REY, J.F.Q.; MUCCILLO, E.N.S.
    Soluções sólidas de céria com terras raras são conhecidas pelo seu potencial em aplicações como sensores de oxigênio e células à combustível com eletrólito óxido sólido (SOFC). A substituição do Ce4+ por íons trivalentes das terras raras, promove a introdução de vacâncias aniônicas para manter o equilíbrio de cargas. Neste trabalho, soluções sólidas de céria – u% mol de ítria foram preparadas, com u variando entre 0 e 12, por reações em estado sólido. As soluções sólidas obtidas apresentam uma estrutura cubica tipo fluorita nas quais o parâmetro de rede está diretamente relacionado com a composição química de acordo com a lei de Vegard. As alterações do parâmetro de rede foram estudadas por difratometria de raios X e relacionadas com modelos existentes.
  • Artigo IPEN-doc 10237
    Lattice parameters of yttria-doped ceria solid electrolytes
    2004 - REY, J.F.Q.; MUCCILLO, E.N.S.