JOSE CLAUDIO DELLAMANO

(Fonte: Lattes)
Resumo

Graduate at Industrial Chemistry from Faculdades Oswaldo Cruz (1983), master's at Nuclear Tecnology from Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (1995) and Ph.D. at Tecnologia Nuclear from Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (2005). Has experience in Radiation Protection, Radioactive waste Management, Optimization in Radioprotection and Radiology. (Text obtained from the Currículo Lattes on October 14th 2021)


Graduado em Química Industrial pelas Faculdades Oswaldo Cruz (1983), Mestrado em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - USP (1995) e Doutorado em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - USP (2005). Atualmente é Professor do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia do Centro Universitário Sant'Anna e Tecnologista do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares. Tem experiência em Radioproteção, Gestão de Rejeitos Radioativos, Otimização e Tecnologia em Radiologia, atuando principalmente nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Ensino. (Texto extraído do Currículo Lattes em 14 out. 2021)

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 64
  • Artigo IPEN-doc 30684
    Considerations on legacy radioactive wastes acceptance criteria for final deposition
    2024 - CABRERA, P.; DELLAMANO, J.C.; VICENTE, R.
  • Capítulo IPEN-doc 29790
    In situ characterization of NORM waste from the oil industry
    2022 - DELLAMANO, J.C.; DAMATTO, S.R.; CARVALHO, R.N.; MENEGHINI, A.A.; MARUMO, J.T.; MADUAR, M.F.; VICENTE, R.
    In the oil industry, radioactive wastes are generated in the oil production platforms containing natural radionuclides, such as 226Ra and 228Ra, the NORM waste. This waste is mainly in the form of produced water, sludge and scales which should be characterized for the correct final destination. The Brazilian laws establish that the NORM wastes from the oil production must comply with Law 10308 of November 20, 2001, which determine in its article 7, "The disposal of radioactive waste of any kind in the oceanic islands, the continental shelf and the Brazilian territorial waters is prohibited." Therefore, the NORM waste from offshore oil extraction rigs should be transported to onshore facilities. There are two options for the destination of this material: industrial landfill, in the case of activity concentrations are below clearance limits established by Brazilian Nuclear Commission, CNEN; or on the contrary, to intermediate storage facilities, until final disposal is decided. Currently, the oil production companies take samples from the waste and send them to radiometric laboratories in order to evaluate their activity concentration by gamma spectrometry. The complete process takes more than six months to be concluded. Nuclear and Energy Research Institute, IPEN, is making efforts to solve the management problems of NORM waste from oil extraction, including conduct research aiming at characterizing the waste. The objective of the paper is to present the results of in situ characterization of drums containing oil sludge using portable gamma spectrometers.
  • Resumo IPEN-doc 29763
    In situ characterization of NORM waste from the oil industry
    2020 - DELLAMANO, JOSE C.; DAMATTO, SANDRA R.; MADUAR, MARCELO F.; MARUMO, JULIO T.; CARVALHO, RICARDO N.; VICENTE, ROBERTO; MENEGHINI, ARTHUR A.
  • Relatório IPEN-doc 29645
    Proposição do plano de amostragem dos rejeitos históricos
    2023 - VICENTE, ROBERTO; DELLAMANO, JOSE C.; CABRERA, PALOMA S.
    Este relatório técnico tem como objetivo propor um plano de amostragem para caracterização radioisotópica dos rejeitos radioativos históricos armazenados no Centro de Gerenciamento de Rejeitos (CGR) da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) e foi elaborado em atendimento ao item 8.3.3 do Plano de trabalho anexo ao Acordo “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA (Fase B)”, do ACORDO DE PARCERIA TECNOLÓGICA firmado entre a ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A., a CNEN - COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR e a FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
  • Relatório IPEN-doc 29587
    Projeto de protótipos de ferramentas para amostragem dos Geradores de Vapor e da Tampa do Vaso do Reator
    2022 - JUNQUEIRA, FERNANDO de C.; PRADO, ADELK de C.; LIMA, ANA C. de S.; ALVES JUNIOR, IREMAR; DELLAMANO, JOSE C.; LIMA, JOSE R. de; RAELE, MARCUS P.
    A obtenção de amostras dos Geradores de Vapor e da Tampa do Vaso do Reator, removidos da unidade 1, e que se encontram depositados no DIGV da CNAAA, se faz necessária para a caracterização desses rejeitos. A Informação Técnica IPEN-CEN-P&D-ETN-218-01-INFT-007-00 apresenta algumas opções de procedimento de amostragem para cada uma destas estruturas. O presente documento tem por objetivo apresentar, em detalhes, a concepção dos projetos do protótipo das ferramentas que possibilitem a realização dos procedimentos de amostragem propostos na referida Informação Técnica. O presente relatório técnico foi elaborado em atendimento ao item 8.2.4 do Plano de trabalho anexo ao Acordo “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA (Fase B)”, do Acordo de Parceria Tecnológica firmado entre a Eletrobrás Termonuclear S.A., a CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear e a FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
  • Relatório IPEN-doc 29586
    Definição dos lotes para amostragem dos rejeitos históricos (Estudo de critérios e métodos para a determinação de lotes dos rejeitos radioativos históricos gerados entre 2002 e 2014 na Unidade II da CNAAA)
    2022 - VICENTE, ROBERTO; DELLAMANO, JOSE C.; COSTA, PRISCILA; CABRERA, PALOMA S.; SMITH, RICARDO B.
    Este documento tem como objetivo relatar o estudo da base de dados REJAN sobre os rejeitos radioativos históricos produzidos na Unidade II da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) e os critérios utilizados para identificação de possíveis lotes homogêneos de rejeito, dos quais possam ser retiradas amostras representativas que dispensem a amostragem de todos os embalados. O presente relatório técnico foi elaborado em atendimento ao item 8.2.2 do Plano de trabalho anexo ao Acordo “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA (Fase B)”, do ACORDO DE PARCERIA TECNOLÓGICA firmado entre a ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A., a CNEN - COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR e a FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, e complementa o relatório P&D-CEN-ETN 218-01- INFT-006-00.
  • Relatório IPEN-doc 29585
    Definição do procedimento de amostragem do Gerador de Vapor e da Tampa do Vaso do Reator
    2022 - JUNQUEIRA, FERNANDO de C.; DELLAMANO, JOSE C.; LIMA, JOSE R. de; VICENTE, ROBERTO
    Este documento tem como objetivo apresentar um conjunto de alternativas técnicas que estão em estudo no âmbito do projeto “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA, para a realização dos procedimentos de amostragem dos Geradores de Vapor e da Tampa do Vaso do Reator que se encontram acondicionados no depósito local da CNAAA. Este documento configura-se como uma revisitação, com a atualização e a ampliação, às informações apresentadas no documento P&D-CEN-ETN-196.00-INFT-010-00, "ESTUDOS PARA A CARACTERIZAÇÃO DO ATIVO ISOTÓPICO DOS GERADORES DE VAPOR DA UNIDADE I DA CNAAA" apresentado na primeira fase (Fase A) do projeto. Neste documento apresenta-se o desenvolvimento das alternativas técnicas que se dá tanto do ponto de vista da exequibilidade quanto em função da eficácia e eficiência para a coleta de amostras dos Geradores de Vapor de da Tampa do Vaso do Reator objetivando as suas caracterizações radioisotópicas. Os procedimentos de amostragem a serem adotados devem ser definidos em comum acordo com representantes da CNAAA de modo a atender a condições operacionais da planta em relação às doses de radiação dos operadores. A definição dos procedimentos dependerá também, da análise de viabilidade de execução por parte da CNAAA. O presente relatório técnico foi elaborado em atendimento ao item 8.2.3 do Plano de trabalho anexo ao Acordo “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA (Fase B)”, do Acordo de Parceria Tecnológica firmado entre a Eletrobrás Termonuclear S.A., a CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear e a FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
  • Relatório IPEN-doc 29584
    Definição dos lotes para amostragem dos rejeitos históricos (Estudo de critérios e métodos para a determinação de lotes dos rejeitos radioativos históricos gerados entre 1982 e 2015 na Unidade I da CNAAA)
    2022 - VICENTE, ROBERTO; DELLAMANO, JOSE C.; COSTA, PRISCILA; CABRERA, PALOMA S.; SMITH, RICARDO B.
    Este documento tem como objetivo o estudo da base de dados sobre os rejeitos radioativos históricos armazenados na Unidade I da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) e os critérios utilizados para identificação de possíveis lotes homogêneos de rejeito, dos quais possam ser retiradas amostras representativas que dispensem a abertura de todos os embalados. O presente relatório técnico foi elaborado em atendimento ao item 8.2.2 do Plano de trabalho anexo ao Acordo “Determinação da Composição Isotópica dos Rejeitos Radioativos da CNAAA (Fase B)”, do ACORDO DE PARCERIA TECNOLÓGICA firmado entre a ELETROBRÁS TERMONUCLEAR S.A., a CNEN - COMISSÃO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR e a FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa.
  • Artigo IPEN-doc 27387
    Use of calcium alginate beads and Saccharomyces cerevisiae for biosorption of 241Am
    2020 - ARAUJO, LEANDRO G. de; BORBA, TANIA R. de; FERREIRA, RAFAEL V. de P.; CANEVESI, RAFAEL L.S.; SILVA, EDSON A. da; DELLAMANO, JOSE C.; MARUMO, JULIO T.
    Calcium alginate beads, inactivated Saccharomyces cerevisiae and inactivated S. cerevisiae immobilized in calcium alginate beads (S. cerevisiae–calcium alginate beads) are examined as potential biosorption materials as regards their capacity to remove 241Am. In this study, initial experiments were carried out to evaluate the effects of pH (2 and 4) and 241Am initial concentration: 75, 150, and 300 Bq mL-1. The experiments were conducted in a batch reactor. Higher removal capacity was observed at pH 2 with the use of S. Cerevisiae, whereas pH 4 performed better for the essays with calcium alginate beads and S. Cerevisiae-calcium alginate beads. The pseudo-first-order kinetic model described the kinetics of biosorption. Calcium alginate was the adsorbent of choice to further experiments with synthetic organic liquid waste. A lower removal rate was observed in the organic waste, although calcium alginate beads have also been able to achieve high sorption capacity in less than 4 h. With the organic waste, the highest value of sorption capacity of 241Am was 4.38 × 10−7 mmol g−1 with an initial 241Am concentration of 2.31 × 10−8 mmol L−1.
  • Resumo IPEN-doc 26615
    Geografia do Sudeste Brasileiro
    2019 - VIEIRA, RAPHAEL R. da C.F.; DELLAMANO, JOSE C.