PEDRO JOSÉ DA SILVA

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  • Artigo IPEN-doc 13868
    Aplicação de sensoriamento remoto no estudo da bacia hidrográfica da hidrovia Paraná - Paraguai
    2008 - SILVA, PEDRO J. da; PIRES, MARIA A.F.
    As câmeras imageadoras instaladas no módulo de carga útil dos satélites são exemplos de sensores remotos, permitindo a observação da terra e a coleta de dados à distância. Os sinais registrados pelos sensores remotos são transmitidos para estações de recepção na terra, onde são transformados em dados, imagens, gráficos ou tabelas. Exige-se do pesquisador um prévio conhecimento do tipo de sensor instalado no satélite, pois o tipo de câmera imageadora é de fundamental importância para a obtenção das informações de interesse. A observação da terra que é de interesse deste trabalho é aquela que se refere à largura espectral que coleta dados da Bacia Hidrográfica da Hidrovia Paraná-Paraguai e, apresenta uma resolução espacial que permite distinguir diferentes feições existentes na resolução espectral da referida bacia, obtidas com sensores remotos do tipo: Câmera Imageadora de Alta Resolução e Câmera Imageadora de Amplo Campo de Visada.
  • Artigo IPEN-doc 13867
    O mecanismo de desenvolvimento limpo e os projetos de engenharia civil
    2008 - SILVA, PEDRO J. da; PIRES, MARIA A.F.
  • Artigo IPEN-doc 13866
    O transporte aquaviario fluvial e o mecanismo de desenvolvimento limpo
    2008 - SILVA, PEDRO J. da; PIRES, MARIA A.F.
  • Artigo IPEN-doc 14356
    A conversao dos gases de efeito estufa em creditos de carbono, e sua negociacao
    2007 - SILVA, PEDRO J. da; PIRES, MARIA A.F.
    Os projetos de engenharia desenvolvidos de forma a atender aos mecanismos de flexibilização do Protocolo de Kyoto, serão responsáveis pela melhoria do clima do planeta na próxima década. Estes projetos se encontram em diferentes setores das atividades humanas, e são de diferentes tipos, no entanto todos apresentam um único objetivo, a redução da emissão dos gases de efeito estufa. Estes projetos ao atenderem aos mecanismos de flexibilização, demonstram que uma determinada quantidade de GEE poderá ser removida ou deixará de ser lançada na atmosfera, o que dará origem aos Créditos de Carbono ou a Redução Certificada de Emissões (RCE). A conversão dos GEE que serão removidos ou deixarão de ser lançados na atmosfera é feita com base no Potencial de Aquecimento Global – PAG, internacionalmente conhecido como Global Warming Potencial – GWP, tendo como referencia de cálculo o Dióxido de Carbono. Os projetos de engenharia, também deverão contemplar outras viabilidades.
  • Artigo IPEN-doc 14367
    Hidrovia Paraguai-Parana: um eixo de multiviabilidades para a America do Sul
    2007 - SILVA, PEDRO J. da; PIRES, MARIA A.F.
    Atualmente a América do Sul é formada por treze países. O Brasil não apresenta fronteiras apenas com o Chile e Equador, é, portanto, um país de grande extensão territorial, apresentando litorais ao leste, ao sudeste e ao noroeste, todos banhados pelo Oceano Atlântico, é um verdadeiro país-continente. O grande número de fronteiras faz com que o Brasil se destaque na América do Sul, pois a tendência do mundo moderno é a formação de blocos econômicos entre países próximos, facilitando assim o processo de importação e exportação de mercadorias entre seus membros. Este trabalho destaca a necessidade de se prever em países continentais, certo planejamento de transporte, em geral de maneira a se obter uma integração perfeita entre os modais de transporte, e neste cenário a Hidrovia Paraguai – Paraná recebe especial relevância, pois se constitui em um dos mais extensos e importantes eixos de integração política, social e econômica.
  • Artigo IPEN-doc 14932
    Hidrovia Paraná-Paraguai
    2009 - PIRES, MARIA A.F.; SILVA, PEDRO J. da
    Atualmente a América do Sul é formada por 13 países. O Brasil não apresenta fronteiras apenas com o Chile e Equador e é, portanto, um país de grande extensão territorial, apresentando litorais ao leste, ao sudeste e ao noroeste, todos banhados pelo Oceano Atlântico: um verdadeiro país continental. O grande número de fronteiras faz com que o Brasil se destaque na América do Sul, pois a tendência do mundo moderno é a formação de blocos econômicos entre países próximos, facilitando assim o processo de importação e exportação de mercadorias entre seus membros. Este trabalho destaca a necessidade de se prever em países continentais, certo planejamento de transporte, em geral de maneira a se obter uma integração perfeita entre os modais de transporte. Neste cenário a Hidrovia Paraná-Paraguai recebe especial relevância, pois se constitui em um dos mais extensos e importantes eixos de integração política, social e econômica.