FLAVIA PALADINO BIATY

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  • Artigo IPEN-doc 30305
    Construção de um ambiente virtual do reator nuclear de pesquisa IPEN-MB/01
    2023 - COELHO, HELIO P.J.B.; SABUNDJIAN, GAIANE; BIATY, FLAVIA P.; CIONGOLI, GIOVANA; PALADINO, PATRICIA A.
    Com a pandemia de COVID-19, em face ao distanciamento social, muitas áreas da sociedade recorreram a utilização de recursos virtuais. Para contornar essas limitações, também impostas ao IPEN, foi proposto o desenvolvimento de um ambiente de visitação virtual a seus reatores nucleares, mais especificamente ao reator IPEN-MB/01. O desenvolvimento deste ambiente virtual, utilizando uma popular engine de desenvolvimento de jogos (Unreal Engine), tem como propósito facilitar o acesso do público ao reator nuclear, a seu funcionamento e também aos trabalhos realizados pelo mesmo, esclarecendo dúvidas e ajudando a disseminar informações corretas a respeito da importância deste tipo de instalação nuclear.
  • Artigo IPEN-doc 29753
    O uso de veículos subaquáticos operados remotamente nas industriais de energia hidrelétrica e nuclear
    2022 - CIONGOLI, GIOVANA; BIATY, FLAVIA P.; PALADINO, PATRICIA A.; SABUNDJIAN, GAIANE
    Os veículos subaquáticos operados remotamente, conhecidos como Remotely Operated Vehicles (ROV’s), possuem eficiência comprovada em diversas aplicações. Sua utilização em ambientes insalubres e confinados, tais como usinas hidrelétricas e nucleares, permite maior segurança e eficiência dos trabalhos subaquáticos. Dessa forma, este trabalho buscou apresentar uma perspectiva mundial sobre o uso dos ROV’s na área das indústrias hidrelétrica e nuclear, analisando sua aplicabilidade no âmbito nacional, por meio de uma revisão bibliográfica. Concluiu-se que a aplicação dos ROV’s é pertinente e necessária, considerando a matriz elétrica brasileira. Entretanto, observou-se que essa tecnologia é ainda pouco difundida, de forma que a pesquisa e publicação de trabalhos sobre o tema poderão gerar mais confiabilidade no método apresentado.
  • Artigo IPEN-doc 28763
    Jogos digitais e realidade virtual como material didático
    2021 - BIATY, FLAVIA P.; PALADINO, PATRICIA A.; SABUNDJIAN, GAIANE
    Neste trabalho discute-se a importância dos jogos digitais e da realidade virtual como material didático para uma aprendizagem significativa. Por meio de uma revisão bibliográfica e de discussões de um grupo de trabalho interdisciplinar e interinstitucional, constatou-se a importância dos Digital Game Based Learning (DGBL). Este tipo de jogo quando utilizado como material didático, permite um grau de flexibilidade e criatividade para o professor planejar sua sequência didática. Por outro lado, observou-se a carência de produção desse tipo de material, suas complexidades e suas limitações. Um tipo de limitação dos jogos de Realidade Virtual é a dificuldade de algumas pessoas em realizar a fusão binocular necessária para sua visualização.