PAULA PINHEIRO PAGANINI

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo IPEN-doc 12562
    Síntese e caracterização de trocadores iônicos inorgânicos a base de óxidos mistos estanho-titânio
    2006 - PAGANINI, P.P.; GOES, C.A.K.; FELINTO, M.C.F.C.; BRITO, H.F.; TEOTONIO, E.E.S.
    Este trabalho apresenta a síntese de dois trocadores iônicos inorgânicos visando sua utilização na recuperação de metais em efluentes aquosos. Os trocadores são à base de óxidos mistos de estanho-titânio sendo um dos trocadores dopado com európio. Foram caracterizados através das técnicas de espectroscopia de infravermelho, difração de raios-X, espectroscopia de luminescência, análise térmica e microscopia eletrônica de varredura. Os trocadores apresentaram-se na forma de aglomerados de superfície homogênea, com uma distribuição granulométrica heterogênea e em sua maioria com diâmetros menores que 20 µm. As análises de difratogramas de raios-X mostram picos largos o que indicam que os trocadores apresentam tamanhos de cristalitos nanométricos (~5nm).
  • Dissertação IPEN-doc 12212
    Síntese e caracterização de trocadores iônicos inorgânicos a base de óxidos mistos estanho-titânio para utilização na recuperação de cádmio e níquel e estudos fotoluminescentes
    2007 - PAGANINI, PAULA P.
    Este trabalho apresenta a síntese, caracterização e estudos de adssorção de trocadores iônicos inorgânicos a base de óxidos mistos estanho-titânio para recuperação dos metais cádmio e níquel de efluentes aquosos, descartados no meio ambiente principalmente através de baterias de Ni-Cd. Os trocadores foram sintetizados via método sol-gel modificado da mistura de cloreto de estanho(IV) e cloreto de titânio(III) com hidróxido de amônio. Os materiais obtidos: SnO2/TiO2 e SnO2/TiO2:Eu3+ foram caracterizados via espectroscopia de infravermelho, análise térmica, microscopia eletrônica de varredura (MEV), difração de raios-X (DRX) (método do pó) e espectroscopia eletrônica (excitação e emissão) para o trocador dopado com európio. Os mesmo materiais também foram sintetizados em matriz polimérica para a sua utilização em coluna, devido os materiais sintetizados apresentarem tamanho de cristalito na escala nanométrica. Determinaram-se as razões de distribuição dos metais, tomando-se como parâmetros a influência do pH, da concentração dos metais (determinando-se as isotermas de adsorção) e do tempo de contato (determinando-se a cinética de adsorção). Os trocadores apresentaram alta capacidade de troca, com porcentagens de adsorção acima de 90%, cinética rápida, superfícies de troca energeticamente heterogenias, adsorção física e processo de troca espontâneo. Para o trocador dopado foram estudadas as propriedades espectroscópicas e calculado os parâmetros de intensidade também se obteve um rendimento quântico satisfatório.