FELIPE BONITO JALDIN FERRUFINO
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Artigo IPEN-doc 15853 Determinacao quantitativa da homogeneidade da distribuicao de uranio em placas combustiveis tipo MTR2010 - FERRUFINO, F.B.J.; DURAZZO, M.Artigo IPEN-doc 08683 Tecnicas estatisticas de controle de processo para placas combustiveis tipo MTR para elementos combustiveis tipo MTR2002 - OLIVEIRA, F.S.; FERRUFINO, F.B.J.; SANTOS, G.R.T.; LIMA, R.M.Artigo IPEN-doc 17041 A method for quantitative evaluation of uranium distribution in dispersion fuels2011 - FERRUFINO, FELIPE B.J.; SALIBA SILVA, ADONIS M.; CARVALHO, ELITA F.U. de; RIELLA, HUMBERTO G.; DURAZZO, MICHELANGELOArtigo IPEN-doc 17574 Quantitative determination of uranium homogeneity distribution in MTR fuel type plates2011 - FERRUFINO, F.B.J.; SALIBA SILVA, A.M.; CARVALHO, E.F.U. deDissertação IPEN-doc 16688 Determinação quantitativa da homogeneidade da distribuição de urânio em combustíveis nucleares tipo placa2011 - FERRUFINO, FELIPE B.J.O IPEN-CNEN/SP produz o combustível para suprir o seu reator nuclear de pesquisas IEA-R1. O combustível é montado a partir de placas combustíveis contendo um núcleo do compósito U3Si2-Al. Uma boa homogeneidade na distribuição de urânio no núcleo da placa combustível é essencial, pois garante um bom desempenho sob irradiação. Considerando a baixa potência do reator IEA-R1, atualmente, a distribuição de urânio na placa combustível é avaliada apenas por meio de inspeção visual de radiografias. Contudo, tendo em vista a possibilidade do IPEN fabricar o combustível para o novo Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), que terá potência elevada, tornou-se inadiável o desenvolvimento de uma metodologia para determinar quantitativamente a homogeneidade da distribuição de urânio no combustível. Este trabalho apresenta uma metodologia baseada na atenuação de raios X para quantificar a distribuição da concentração de urânio no núcleo da placa combustível, por meio da análise da densidade óptica de radiografias e comparação com padrões. Os resultados demonstraram a não aplicabilidade do método, considerando a especificação atual para as placas combustíveis, devido ao alto valor do erro intrínseco ao método. Contudo, o estudo dos erros envolvidos na metodologia, buscando aumentar a sua exatidão e precisão, pode viabilizar a aplicação do método para qualificar o produto final.