DALTON GIOVANNI NOGUEIRA DA SILVA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Artigo IPEN-doc 29943
    Uso de mini-espectrômetro de fluorescência de raios X como alternativa para a prática clínica de dialisados
    2023 - SOUZA, CATARINA da S.; ZAMBONI, CIBELE B.; MOURA, LARISSA A.S.; METAIRON, SABRINA; SILVA, DALTON G.N. da
    Neste estudo, o uso de equipamento compacto e portátil, baseado na tecnologia de Fluorescência de Raios X, foi empregado para execução de análises bioquímicas (dosagens de íons) em microamostras de fluidos corpóreos depositadas em papel. Foi realizada a análise simultânea de íons de relevância clínica e nutricional (Ca, Cl, Fe, K, P e S), em sangue total de pacientes com insuficiência renal crônica (IRC) submetidos a tratamento dialítico. Durante a investigação as concentrações obtidas em sangue total levaram a resultados que corroboram com o quadro clínico obtido pelas análises convencionais. Com os dados do presente foi possível elaborar uma discussão sobre a viabilidade de uso deste equipamento para a realização desses exames bioquímicos em Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), gerando melhorias na qualidade de vida de populações ribeirinhas, bem como no âmbito econômico em função de sua aplicabilidade com menor custo. Descritores: Íons, Sangue, Análise Clínica.
  • Capítulo IPEN-doc 28009
    Quantitative analysis of light elements using compact XRF spectrometers
    2021 - ZAMBONI, CIBELE B.; SILVA, DALTON G.N. da; TASSO, ORION G.; MEDEIROS, JOSE A.G. de; AZEVEDO, MARIA R.A. de
    The performance of two compact X-Ray Fluorescence (FRX) spectrometers consisting of Ag and Au X-ray mini-tubes associated with a Si Drift detector was checked for clinical finality. Using the Energy Dispersive X-Ray Fluorescence technique (FRXDE) specific light elements of clinical relevance (Ca, Cl, K and Fe) were determined in human whole blood samples without chemical digestion using direct and non-destructive analysis, in air atmosphere. A comparative study between Ag and Au targets data was carried out and the results are in good agreement.
  • Capítulo IPEN-doc 28008
    Análise de zinco em sangue de corredores de longa distancia
    2021 - SILVA, DALTON G.N. da; ZAMBONI, CIBELE B.; ALMEIDA, MATEUS R. de; MEDEIROS, JOSE A.G. de
    O objetivo deste estudo foi avaliar o zinco no sangue de atletas por metodologia de ativação de nêutrons. Os resultados mostraram deficiência de zinco para a maioria dos atletas. O estudo mostrou a eficácia da utilização desse procedimento analítico para sucessivas avaliações clínicas, durante o período de preparação das competições, fornecendo dados que auxiliam na elaboração de uma dieta balanceada, bem como contribuem para a proposição de novos protocolos de avaliação clínica.