DANILO MARIANO DA SILVA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 14
  • Artigo IPEN-doc 30193
    Random lasers
    2023 - WETTER, NIKLAUS U.; VIEIRA, RENATO J.R.; SILVA, DANILO M. da; JORGE, KELLY C.; JIMENEZ-VILLAR, ERNESTO; GIEHL, JULIA M.; MIRANDA, ADRIANA R. de; DIPOLD, JESSICA
    Random lasers offer advantages such as low-cost fabrication and robustness in harsh environments and have applications in sensing, imaging, communications, and security. Our current research focuses on advanced materials, active control techniques, integration with other photonic structures, and exploration of Anderson localization and polydisperse effects. Coherent feedback in cavity-enhanced random lasers is discussed as means to achieve specific emission characteristics, and emission at 1300 nm is shown for the first time.
  • Dissertação IPEN-doc 21903
    Desenvolvimento de métodos para a geração e controle da emissão em lasers aleatórios e speckle
    2016 - SILVA, DANILO M. da
    Neste trabalho serão apresentados novos métodos baseados na geração e controle de comprimento de onda em lasers aleatórios e lasers de diodo. Na primeira parte do trabalho será demonstrado um laser aleatório com realimentação localizada em filmes em biopolímeros dopado com corante. O filme é constituído por um ácido desoxirribonucleico e cloreto de cetiltrimetilamônio (DNA-CTMA) dopado com DCM. No dispositivo proposto, a realimentação óptica para o laser aleatório é dada por centros de dispersão posicionados aleatoriamente ao longo das bordas da área ativa. Os elementos de dispersão são nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2) ou defeitos aleatórios na interface entre o polímero ativo e ar. Diferentes espectros de emissão são observados, dependendo da geometria da área excitada. Um único ressonador aleatório com dimensões de 2.6 x 0.65 mm2 foi fabricado com emissão aleatória com realimentação obtida pela excitação do dispositivo por completo. A segunda parte deste trabalho apresenta um novo método para a geração e manipulação de franjas de contorno por meio de interferometria speckle com comprimento de onda sintética, usando um único laser de diodo com cavidade externa. A cavidade externa permite sintonizar duas emissões simultaneamente, o que por sua vez muda o intervalo entre as franjas de contorno do interferômetro, além de aumentar a estabilidade do laser. Uma análise de Fourier é proposta como alternativa para medir o comprimento de onda sintético resultante das duas emissões do laser.
  • Resumo IPEN-doc 22148
    Produção e caracterização de guias de ondas com escrita de laser de fs a partir de matrizes vítreas de telureto
    2015 - GARCIA, JONATA C.S.N.; SILVA, D.M. da; ASSUMPÇÃO, T.A.A. de; GARCIA, J.A.M.; ROSSI, WAGNER; WETTER, N.U.; KASSAB, LUCIANA R.P.
  • Artigo IPEN-doc 21260
    Large area resonant feedback random lasers base on dye-doped biopolymer films
    2015 - CONSOLI, ANTONIO; SILVA, DANILO M. da; WETTER, NIKLAUS U.; LOPEZ, CEFE
  • Artigo IPEN-doc 20205
    Real-time contour fringes obtained with a variable synthetic wavelength from a single diode laser
    2015 - SILVA, DANILO M. da; BARBOSA, EDUARDO A.; CARDOSO, GEORGE C.; WETTER, NIKLAUS U.
  • Resumo IPEN-doc 16049
    Real-time holographic refractometer for liquid analysis
    2010 - SILVA, DANILO M. da; PRETO, ANDRE O.; WETTER, NIKLAUS U.
  • Resumo IPEN-doc 19725
    Tunable synthetic wavelength speckle interferometry
    2013 - SILVA, DANILO M. da; WETTER, NIKLAUS U.
  • Resumo IPEN-doc 18780
    Preparation and characterization of crystals Nd:YLF for use as active medium in solid state laser
    2012 - PINTO, REGIANE de S.; SANTANA, LIDIA E.; CAVALCANTI, FABIO; SILVA, DANILO M. da; WETTER, NIKLAUS U.
  • Artigo IPEN-doc 18534
    Progressive power lenses (PPL) characterization with multi-wavelength speckle interferometry
    2012 - BARBOSA, EDUARDO A.; SILVA, DANILO M. da; LIMA, FABIO G. de; NASCIMENTO, CARLOS; MITTANI, JUAN C.R.; WETTER, NIKLAUS U.
  • Dissertação IPEN-doc 16734
    Interferometria speckle com lasers de diodo multimodo para análise de materiais e dispositivo
    2011 - SILVA, DANILO M. da
    Neste trabalho foi desenvolvido um novo método voltado para a caracterização de lentes térmicas em materiais fotônicos, utilizados como meios ativos no desenvolvimento de lasers. Este método baseia-se em interferometria por padrão de speckle eletrônico (ESPI), utilizando dois lasers de diodo multímodo sintonizados a diferentes freqüências. Com o ajuste desta diferença, foi possível escolher uma resolução apropriada para medirmos as variações geradas no raio de curvatura da frente de onda, relacionados ao efeito térmico. Para os nossos experimentos escolhemos uma amostra vítrea de aluminato de cálcio dopado com 4% de érbio; e potências de bombeio incidentes de até 1,76 mW do laser de bombeio. Os lasers de diodo foram sintonizados para ter um intervalo de contorno por volta de 120 m. Com o aumento da potência absorvida pela amostra, observamos a diminuição da curvatura da frente de onda incidente na CCD, devido ao aumento da potência da lente térmica gerada. Através de uma análise paraxial dos feixes, foi feita uma aproximação para obtermos os valores das lentes para cada configuração, apresentando comprimentos focais de 131,39 mm a 42,76 mm.