JOSE ROBERTO BERRETTA

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 20
  • Capítulo IPEN-doc 19984
    Laser Welding
    2013 - BERRETTA, JOSE R.; ROSSI, WAGNER de
  • Resumo IPEN-doc 15890
  • Artigo IPEN-doc 15869
    Estudo das tensões residuais em juntas soldadas de aco ARBL bifásico usado na indústria automobilística
    2010 - BARBATO, D.S.; FONSECA, M.P.C.; MARQUES JUNIOR, A.S.; CHUVAS, T.C.; PARDAL, J.M.; BERRETTA, J.R.
    Uma das formas de redução de peso nos veículos automotores é através da utilização de aços de alta resistência e baixa liga (ARBL), que possibilita o uso de chapas de menores espessuras. Considerando que o surgimento de tensões residuais é intrínseco ao processo de soldagem, este estudo faz uma avaliação das tensões residuais geradas em juntas soldadas pelos processos de soldagem TIG e LASER, comparando-as. As tensões residuais foram medidas por difração de raios X, usando um equipamento portátil, com radiação Crκα, pelo método da dupla exposição. Foi avaliada ainda a influência do tratamento de shot peening, aplicado após a soldagem, no desempenho em ensaios de dobramento realizados para ambas as condições de soldagem e as juntas soldadas a TIG apresentaram maior estabilidade das tensões compressivas após o dobramento. A análise metalográfica por microscopia óptica complementou a caracterização das juntas soldadas.
  • Artigo IPEN-doc 15815
    Microsoldagem laser Nd:YAG pulsado de laminas finas da superliga de niquel monel 400
    2010 - VENTRELLA, VICENTE A.; BERRETTA, JOSE R.; ROSSI, WAGNER de
  • Artigo IPEN-doc 15694
    Investigação da tensão residual na soldagem laser do aço baixo carbono AISI 1010 e o aço inoxidável AISI 304
    2010 - BERRETTA, JOSE R.; MIRIM, DENILSON de C.; ROSSI, WAGNER de; LIMA, NELSON B. de; OLIVEIRA, RENE R. de; DELIJAICOV, SERGIO; OLIVA, DIEGO G.
    Um dos mais críticos problemas encontrados na união de materiais distintos é a formação de tensões residuais, que ocorre principalmente pelo fato desses materiais possuírem coeficientes de expansão térmica e condutividades térmicas diferentes. Assim neste trabalho foi avaliada a técnica de soldagem laser entre o aço baixo carbono, AISI 1010 e o aço inoxidável AISI 304. Os materiais foram unidos por solda autógena de topo com um laser de Nd:YAG contínuo em que foram variadas a potência, a velocidade de soldagem e o foco do feixe laser. O principal objetivo do estudo foi a identificação da influência dos parâmetros de soldagem mencionados, pela análise das tensões residuais na zona termicamente afetada (ZTA). Na superfície da amostra foram realizadas medidas de tensão residual pela técnica de difração de raios-X, para estudar suas variações em função dos parâmetros investigados. Com o foco do laser posicionado a 3mm abaixo da superfície das amostras, um planejamento fatorial de dois fatores a dois níveis foi executado para investigar a combinação dos fatores potência e velocidade. Como respostas foram utilizadas as tensões residuais em diferentes profundidades da ZTA, obtidas pelo método do furo cego. Para a análise dos resultados foram utilizadas a análise de variância e a regressão estatística baseada nas diferentes influências da entrada e combinação dos fatores na tensão residual geradas nessa união. Os resultados indicam que o desenvolvimento de modelos pode prever as respostas satisfatoriamente.
  • Artigo IPEN-doc 15676
    Desenvolvimento do processo de soldagem laser pulsado Nd:YAG para laminas de 100 um de espessura de AISI 316L
    2010 - VENTRELLA, VICENTE A.; BERRETTA, JOSE R.; ROSSI, WAGNER de
    O presente trabalho estudou a influência da energia do pulso de soldagem, no caso processo laser de Nd:YAG operando no modo pulsado, na soldagem de lâminas finas com 100 µm de espessura de aço inoxidável austenítico AISI 316L, utilizado no revestimento de sensores que trabalham em ambiente corrosivo da indústria sucroalcooleira. Utilizou-se energia de pulso de 1,5 Joules a 3,0 Joules, com incremento de 0,25 Joules e largura temporal de 4 ms. As soldas foram realizadas com proteção gasosa de argônio. Foram realizadas análises macrográficas das juntas soldadas, através de secções transversais das mesmas e ensaios de microdureza Vickers. Os resultados obtidos mostraram que o controle da energia do pulso, em processo de soldagem por laser de lâminas finas é de fundamental importância para a geração de juntas soldadas livres de descontinuidades. Os parâmetros geométricos da junta soldada, tais como largura do cordão, largura de união e profundidade, aumentaram em função do aumento da energia do pulso. O processo mostrou-se muito sensível à formação de porosidade e à presença de gap entre as lâminas.
  • Artigo IPEN-doc 15589
    Investigação da tensão residual na soldagem laser de materiais dissimilares
    2010 - MIRIM, DENILSON de C.; BERRETTA, JOSE R.; ROSSI, WAGNER de; LIMA, NELSON B. de; OLIVEIRA, RENE R. de; DELIJAICOV, SERGIO; GOMES, DIEGO O.
    Um dos mais críticos problemas encontrados na união de materiais distintos é a formação da tensão residual, que ocorre principalmente pelo fato desses materiais possuírem coeficientes de expansão térmica e condutividades térmicas diferentes. Assim neste trabalho foi avaliada a tensão residual na técnica de soldagem laser entre o aço baixo carbono, AISI 1010 e AISI 304. Os materiais foram unidos por solda autógena de topo com um laser de Nd:YAG contínuo em que foram variadas a potência, velocidade de soldagem. O principal objetivo do estudo foi identificação e a análise da tensão residual na zona termicamente afetada (ZTA) de ambos os lados do cordão. Um planejamento fatorial de dois fatores a dois níveis cada foi executado para otimizar a combinação dos fatores potência e velocidade. As respostas obtidas foram as tensões residuais em diferentes profundidades na ZTA. Na superfície da amostra foram realizadas medidas de tensão residual pela técnica de difração de raio X. O método do furo cego foi aplicado para medir a tensão residual ao longo da profundidade em ambos os lados da união. Os resultados foram analisados usando a análise de variância e a regressão estatística baseada nas diferentes influências da entrada e combinação dos fatores na tensão residual geradas nessa união. Os resultados indicam que o desenvolvimento de modelos podem prever as respostas satisfatoriamente.
  • Artigo IPEN-doc 18196
  • Artigo IPEN-doc 17642
    Microsoldagem laser Nd:YAG pusado de lâminas finas da superliga de níquel Hastelloy C-276
    2011 - VENTRELLA, VICENTE A.; BERRETTA, JOSE R.; ROSSI, WAGNER de
  • Artigo IPEN-doc 17645
    Caracterização do metal de solda do aço API 5Lx grau 70 soldado com laser pulsado Nd:YAG
    2011 - VENTRELLA, VICENTE A.; BERRETTA, JOSE R.; ROSSI, WAGNER de