RENATO SEMMLER

Resumo

Graduado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1993) e Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é pesquisador da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), lotado no Centro do Reator de Pesquisas (CERPq) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Docente da pós-graduação stricto sensu - Programa de tecnologia nuclear do IPEN - Universidade de São Paulo e da pós-graduação stricto sensu - Mestrado profissional de tecnologia das radiações na saúde. Tem experiência na área de Física Nuclear de baixas energias atuando nos seguintes temas: reações de captura de nêutrons térmicos (prompt gamma rays), método k0 de análise por ativação neutrônica, caracterização do espectro de nêutrons junto aos canais de irradiação do reator IEA-R1, espectroscopia gama, fotodesintegração, reações fotonucleares (fotofissão e fotonêutrons) e ensino de física. Professor e organizador da EAEN - Escola Avançada de Energia Nuclear para estudantes do Ensino Médio, preferencialmente envolvidos com olimpíadas de física e química: Teoria e Aplicações das Ciências Nucleares. Professor de física com mais de 25 anos de experiência em cursos universitários, pré-vestibular e ensino médio. (Texto extraído do Currículo Lattes em 27 dez. 2021)

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  • Artigo IPEN-doc 29146
    Social representations of ETEC teachers about nuclear technology
    2022 - AYLLON, RAFAELLA M.; SEMMLER, RENATO; SANTOS, DENISE M. dos; FARIAS, LUCIANA A.; SILVA, PAULO S.C.
    Este artigo apresenta um estudo que visa compreender a representação social da tecnologia nuclear feita por um grupo de professores e coordenadores de Escolas Técnicas Públicas (ETEC) do estado de São Paulo. Após este grupo ter participado em palestras ministradas por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), que incluíram visitas ao Instituto e ao Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1. O estudo foi realizado por meio de questionários semiestruturados. Os resultados demonstraram que, para a maioria dos participantes, a representação social da tecnologia nuclear mudou positivamente após um evento de três dias, mesmo que eles já tivessem algum conhecimento sobre o assunto. Também foi possível detectar alguns erros conceituais e corrigi-los, evidenciando que o contato técnico mais próximo foi fundamental para essa mudança.