Social representations of ETEC teachers about nuclear technology
Carregando...
Data
2022
Data de publicação:
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Revista Ciências & Ideias
Resumo
Este artigo apresenta um estudo que visa compreender a representação social da tecnologia
nuclear feita por um grupo de professores e coordenadores de Escolas Técnicas Públicas
(ETEC) do estado de São Paulo. Após este grupo ter participado em palestras ministradas por
pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), que incluíram visitas
ao Instituto e ao Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1. O estudo foi realizado por meio de
questionários semiestruturados. Os resultados demonstraram que, para a maioria dos
participantes, a representação social da tecnologia nuclear mudou positivamente após um
evento de três dias, mesmo que eles já tivessem algum conhecimento sobre o assunto.
Também foi possível detectar alguns erros conceituais e corrigi-los, evidenciando que o contato
técnico mais próximo foi fundamental para essa mudança.
Como referenciar
AYLLON, RAFAELLA M.; SEMMLER, RENATO; SANTOS, DENISE M. dos; FARIAS, LUCIANA A.; SILVA, PAULO S.C. Social representations of ETEC teachers about nuclear technology. Revista Ciências & Ideias, v. 13, n. 2, p. 157-168, 2022. DOI: 10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1993. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33512. Acesso em: 14 Mar 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.