Métodos complementares de resolução da interpretação incorreta do efeito da colinearidade nas pesquisas de negócios internacionais
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Internext: Revista Eletronica de Negocios Internacionais
Resumo
Objetivos do estudo: evidenciar lacuna metodológica nos trabalhos empíricos da área de Negócios Internacionais que utilizam modelos estruturais, e prescrever métodos complementares para mitigar o problema da colinearidade.
Método: empregou-se uma simulação para evidenciar os efeitos da colinearidade em relação à importância e significância dos preditores, e apresentados métodos voltados ao controle do efeito indesejado da colinearidade.
Principais resultados: proposição de métodos complementares que incluem o agrupamento das variáveis latentes que apresentam multicolinearidade em modelos de segunda ordem, e a utilização da medida de importância relativa dos preditores.
Contribuições teóricas e metodológicas: a contribuição se dá frente à prescricao de técnicas oferecidas à comunidade acadêmica para a realização de pesquisas empíricas, que foram alcançadas pelo presente estudo.
Relevância e originalidade: a partir das lacunas apontadas na produção cientifica recente do campo de conhecimento dos Negócios Internacionais, são elencadas medidas para mitigar a questao da colinearidade.
Contribuições sociais e para a gestão: dentre as principais implicações gerenciais e sociais alcançadas por meio dos achados aqui apresentados, promove-se o desenvolvimento de pesquisas empíricas robustas, relevantes e confiáveis.
Como referenciar
BIDO, DIOGENES de S.; BARROSO, ANTONIO C. de O.; COHEN, ERIC D. Métodos complementares de resolução da interpretação incorreta do efeito da colinearidade nas pesquisas de negócios internacionais. Internext: Revista Eletronica de Negocios Internacionais, v. 17, n. 1, p. 105-129, 2022. DOI: 10.18568/internext.v17i1.681. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32996. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.