A plataforma arduino no controle de motores de um drone subaquático nuclear

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Data de publicação:
2023
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
É parte de
ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DO CÂMPUS SÃO PAULO, 8; SEMANA DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO CAMPUS SÃO PAULO, 15
Exportar
Mendeley
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Uma grande área de estudo da robótica é a de robôs móveis, entre eles encontramse os robôs subaquáticos teleoperados. Nas usinas nucleares que possuem reatores tipo piscina (PWR), a água é um dos elementos primordiais para o funcionamento do sistema, contudo, tem-se mais um ambiente insalubre e de difícil acesso para as inspeções periódicas e de manutenção. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) encuba e financia um projeto de construção de um drone subaquático com resistência nuclear, operado com controle remoto elaborado por uma plataforma de prototipagem. O presente trabalho objetiva apresentar os resultados preliminares, com foco no controlador de motores. As placas de prototipagem Arduino foram utilizados no desenvolvimento do módulo de controle dos motores, bem como drives ponte H, RS485, joystick e regulador de tensão. No que tange a aplicação do Arduino para o controle de propulsores do drone subaquático nuclear, pode-se dizer que há comprovada eficiência e eficácia, até o presente momento.

Como referenciar
CIOGOLI, GIOVANA; BIATY, FLAVIA P.; SABUNDJIAN, GAIANE; COELHO, HELIO P.J.B.; PALADINO, PATRICIA A. A plataforma arduino no controle de motores de um drone subaquático nuclear. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DO CÂMPUS SÃO PAULO, 8; SEMANA DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO CAMPUS SÃO PAULO, 15, 18 a 22 de setembro de 2023, São Paulo, SP. Anais... São Paulo, SP: IFSP - Campus São Paulo, 2023. p. 1-5. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/47958. Acesso em: 28 May 2024.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento
Coleções