Produção de fonte polimérica de fósforo-32 para braquiterapia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2023

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE FISICA MEDICA, 27.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Introdução: O câncer do Sistema Nervoso Central (SNC) é o 18º câncer mais incidente do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e em 2020, no Brasil, representou 2,5% de todas as novas mortes por câncer. Uma fonte radioativa promissora para uso em braquiterapia para tratamento de câncer no SNC é o fósforo-32 em um substrato polimérico. Faz-se necessária uma produção brasileira desta fonte. Materiais e Métodos: Como o fósforo-32 apresenta-se em formato líquido (ácido ortofosfórico, H3 32PO4), para produzir uma fonte polimérica que o contenha é necessário verificar quais resinas conseguem incorporá-lo. Assim, testou-se diversos tipos de resina, desde látex industrial até borrachas de silicone, misturando-as à mesma quantidade de ácido (sem radioatividade a princípio) para verificar a curabilidade de cada resina. Em todos os testes, as resinas curaram em moldes de 5 x 5 cm. Resultados e Discussões: O melhor candidato para a produção de placas poliméricas de fósforo-32 é a borracha de silicone. Mesmo com a incorporação do ácido na resina, sua maleabilidade não foi alterada e suas propriedades físicas foram mantidas. Conclusões: É possível haver uma produção brasileira de fontes poliméricas de fósforo-32 brasileiras para tratamento de câncer no SNC.

Como referenciar
TEODORO, L.; TALACIMON, C.; MEDEIROS, I.; RIGO, M.; GESSERAME, M.; RODRIGUES, P.; NOGUEIRA, T.; ROSERO, W.; VIEIRA, J.; ZEITUNI, C.; ROSTELATO, M. Produção de fonte polimérica de fósforo-32 para braquiterapia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FISICA MEDICA, 27., 12-15 de junho, 2023, São Pedro, SP. Resumo... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Física Médica - ABFM, 2023. p. 208-208. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/34428. Acesso em: 20 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento