Manual de boas práticas para procedimentos de radioembolização com microesferas de resina marcadas com 90Y

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Orlando Rodrigues Junior

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza materiais radioativos para diagnóstico e tratamento de diversas doenças. A radioembolização com microesferas de 90Y é um método terapêutico para tumores hepáticos. Existem duas opções de microesferas disponíveis no mercado: Sir-Spheres, microesferas de resina e a TheraSphere, microesferas de vidro. No Brasil, a Sirtex possui uma participação significativa, representando 99% do mercado brasileiro, sendo 25 o número de Instalações que realizam a radioembolização com as microesferas de resina, o que motivou este trabalho ser elaborado com base nas microesferas de resina da Sirtex. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver Procedimento Operacional Padrão (POP) para os procedimentos de radioembolização com 90Y, com foco na proteção radiológica, destinado principalmente aos profissionais envolvidos na manipulação, aquisição das imagens e assistência aos pacientes. Durante o desenvolvimento deste trabalho, foram realizadas revisões detalhadas dos procedimentos existentes, o que possibilitou a identificação de oportunidades de aprimoramento na proteção radiológica dos colaboradores. As revisões realizadas resultaram na implementação de melhorias significativas no processo. Foram adotadas medidas como o uso de uma placa de acrílico durante a manipulação das microesferas de 90Y, resultando em uma redução de 99,91% na taxa de dose (mSv/h). Além disso, houve a modificação do método de transporte das microesferas, passando a colocá-las dentro de uma caixa blindada com chumbo, o que reduziu a taxa de dose (mSv/h) em 94,55%. Também foi testada a eficácia do protetor de seringa já utilizado, e a utilização do mesmo resulta em uma redução de 99,10%, na taxa de dose (mSv/h). O Procedimento Operacional Padrão desenvolvido neste trabalho, pode ser amplamente utilizado por serviços que desejam iniciar ou aprimorar essa terapia, promovendo segurança para os profissionais envolvidos e melhores resultados para os pacientes.

Como referenciar
OKAWABATA, FRANCINE S. Manual de boas práticas para procedimentos de radioembolização com microesferas de resina marcadas com 90Y. Orientador: Orlando Rodrigues Junior. 2023. 53 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/47887. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções