Determinação de metodologia para análise de filtros utilizados em descontaminação por ablação a laser

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Paulo Sergio Cardoso da Silva

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Os métodos usuais de caracterização de um inventário radioisotópico são o ataque químico e o esfregaço, porém esses métodos acabam por gerar subprodutos desses rejeitos. A técnica de ablação por laser torna-se viável, na qual o material retirado da superfície contaminada fica retido em um filtro, possibilitando a caracterização química dos elementos presentes. Esse trabalho testou dois métodos de extração: em chapa aquecedora e em soxhlet para análise de filtros que podem ser utilizados no processo de ablação. Também foram realizados testes de ablação a laser em amostras de discos contaminados com 60Co e 137 Cs, com o objetivo de estimar eficiência do processo. Os filtros testados na extração com chapa aquecedora apresentaram rendimento de recuperação superior a 80%. Em meio ácido quente, apenas um deles não se dissolveu. Para a determinação de 238U e 232Th foram realizados procedimentos de ativação neutrônica, utilizando-se os métodos de irradiação curta com nêutrons epitérmicos e irradiação longa, ambas pelo método comparativo. Nestes testes foram obtidos rendimentos químicos satisfatórios, porém com reprodutibilidade menor quando comparados aos testes de extração de 60Co e 137Cs.

Como referenciar
ALMEIDA, MATHEUS A. de S. Determinação de metodologia para análise de filtros utilizados em descontaminação por ablação a laser. Orientador: Paulo Sergio Cardoso da Silva. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2023.tde-27032024-163802. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/47994. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções