Avaliação da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape com vistas ao abastecimento público

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Maria Aparecida Faustino Pires

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A bacia hidrográfica do Ribeira de Iguape, localizada na região sudeste do estado de São Paulo, é um importante ecossistema com a maior concentração de Mata Atlântica, onde a disponibilidade de água versus demanda é extremamente positiva. Para o abastecimento público da região, a SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) - Unidade de Negócios do Vale do Ribeira - RR, utiliza diferentes tipos de ecossistemas para captação de água; com mecanismos de funcionamento distintos, destacando-se mananciais superficiais; de serra e subterrâneos (poços). No presente trabalho, foram avaliados 43 sistemas de produtores, sendo: 10 mananciais de serra (localizados em áreas protegidas), 15 poços (águas subterrâneas) e 18 captações em mananciais superficiais com estações de tratamento de água (ETA´s). Para avaliar a atual situação dos sistemas foram analisados 30 parâmetros, principalmente os parâmetros representativos de potabilidade da água, em amostras de água, água tratada e sedimento de fundo de março de 2002 a fevereiro de 2003, verificando o atendimento a Resolução CONAMA 357/05, classificação de corpos de água e a Portaria 518/04 que estabelece as características da água para abastecimento público, A análise descritiva mostrou que a região apresenta em geral, altas concentrações de Al, Fe e Mn nas amostras de água dos mananciais, excedendo os valores da resolução CONAMA 357, porém nas amostras de água para abastecimento público (manancial de serra, água de poço e água tratada) II analisadas, a concentração média de todos os elementos encontram-se, em geral, abaixo dos limites estabelecidos pela Portaria 518/MS. Os mananciais de serra, superficial e subterrâneo apresentam características diferentes em relação à concentração de elementos, como Ca, Fe, Mn Na entre outros. Na avaliação dos sedimentos de fundo (fração < 63?m), na fração total as maiores concentrações foram encontradas para os elementos Al, Fe e Mg. Para os elementos Pb e Zn também presentes na fração total as concentrações de até 142,0 ?g.g-1 e 1 a 172 ?g.g-1 , respectivamente. Analisando-se o teor dos metais biodisponíveis encontrados nas amostras de sedimentos do Vale do Ribeira, verifica-se que, com exceção do Pb, nas regiões de Sete Barras e Eldorado, os demais elementos analisados encontram-se com concentrações bem abaixo do valor estipulado para o PEL (Probable Effect Level - nível provável de efeito adverso à comunidade biológica).

Como referenciar
COTRIM, MARYCEL E.B. Avaliação da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape com vistas ao abastecimento público. Orientador: Maria Aparecida Faustino Pires. 2006. Tese (Doutoramento) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2006.tde-10062008-155437. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/11568. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções