Hidrovia Paraná-Paraguai

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista Engenharia
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Atualmente a América do Sul é formada por 13 países. O Brasil não apresenta fronteiras apenas com o Chile e Equador e é, portanto, um país de grande extensão territorial, apresentando litorais ao leste, ao sudeste e ao noroeste, todos banhados pelo Oceano Atlântico: um verdadeiro país continental. O grande número de fronteiras faz com que o Brasil se destaque na América do Sul, pois a tendência do mundo moderno é a formação de blocos econômicos entre países próximos, facilitando assim o processo de importação e exportação de mercadorias entre seus membros. Este trabalho destaca a necessidade de se prever em países continentais, certo planejamento de transporte, em geral de maneira a se obter uma integração perfeita entre os modais de transporte. Neste cenário a Hidrovia Paraná-Paraguai recebe especial relevância, pois se constitui em um dos mais extensos e importantes eixos de integração política, social e econômica.

Como referenciar
PIRES, MARIA A.F.; SILVA, PEDRO J. da. Hidrovia Paraná-Paraguai: um eixo de desenvolvimento, integração e sustentabilidade para a América do Sul. Revista Engenharia, v. Ed. 592, p. 132-136, 2009. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/4766. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções