Modelagem dos efeitos térmicos e ópticos na câmara pulpar durante a irradiação do laser de Nd:YAG no tratamento da hipersensibilidade dentinária

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Gesse Eduardo Calvo Nogueira

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O laser de neodímio te m sido empregad o no tratamento da hipersensibilidade dentinária co m bastante eficácia, entretanto sempre houve grande preocupaçã o co m os riscos de dano s ao tecido pulpar em função das alterações térmica s gerada s durante a utilização de lasers em alta intensidade. Recentemente , demonstrou-s e que não apena s a energia térmica atinge a câmar a pulpar, ma s també m a radiação que é transmitida através do esmalte e da dentina atinge a polpa co m intensidade suficiente para produzir efeitos térmicos locais adicionais. Porém , essa radiação remanescent e não tem sido considerada nos modelo s físicos utilizados nos estudo s que avaliam a temperatura intrapulpar e seus efeitos durante a irradiação dos lasers, o que significa que eles podem ter subestimad o a real variação térmica produzida nos protocolos correntes. Este trabalho teve com o objetivo reavaliar as variaçõe s de temperatura na câmara pulpar durante a irradiação do laser Nd.YAG , seguindo um protocolo corrente, utilizado no tratamento da hipersensibilidade dentinária (45mJ , 20Hz e 1,0W), usando um modelo físico (Modelo I) que simulou somente as propriedades térmica s da polpa e um modelo físico que também considerou a radiação remanescente na câmara pulpar (Modelo II). Os resultados deste estudo mostraram que as elevações de temperatura no Modelo II são 108% superiores às obtidas com o Modelo I, confirmando a expectativa de que estudos anteriores pode m ter subestimado as elevações s de temperatura .

Como referenciar
SALLES, ALINE P. de O. Modelagem dos efeitos termicos e opticos na camara pulpar durante a irradiacao do laser de Nd:YAG no tratamento da hipersensibilidade dentinaria. Orientador: Gesse Eduardo Calvo Nogueira. Coorientador: Iliria Salomao Feist. 2005. 53 f. Dissertacao (Mestrado Profissionalizante em Lasers em Odontologia) - Intituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares, IPEN/CNEN-SP; Faculdade de Odontologia, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9399. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções