Avaliação dos níveis de radioatividade natural produzidos na atividade carbonífera e em amostra de clínker

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

Contribuições do reator IEA-R1 para a pesquisa nuclear

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Os Produtos de Combustão de Carvão são materiais produzidos em usinas termelétricas que contêm radionuclídeos de ocorrência natural derivados da matriz de carvão, enriquecidos em até uma ordem de magnitude em relação aos níveis originais. A avaliação do impacto radiológico dos ambientes circundantes das usinas termelétricas é de fundamental importância para monitorar os níveis de radiação, a qual as pessoas estão expostas direta ou indiretamente, visto que níveis aceitáveis podem ser ultrapassados com essas atividades. A análise de ativação de nêutrons foi usada para determinar 238U e 232Th e a espectrometria de raios gama para determinar os conteúdos de 226Ra, 228Ra, 210Pb e 40K presentes no carvão, nas cinzas sílico-aluminosas, nos materiais zeolíticos sintetizados a partir de cinzas e em amostras de solo coletadas nas proximidades de Usina termelétrica de Figueira, localizada no Paraná. As concentrações de atividade foram comparadas com a média mundial das diferentes amostras. A análise de ativação de nêutrons também foi utilizada para avaliar os riscos radiológicos decorrentes da presença de cinzas sulfatadas e clínquer em materiais de construção. As cinzas sulfatadas podem substituir o gesso natural em matrizes cimentícias.

Como referenciar
FUNGARO, DENISE A.; SILVA, PAULO S.C.; IZIDORO, JULIANA C.; GROSCHE, LUCAS C.; BIBIANO, RAMIRO H.N. Avaliação dos níveis de radioatividade natural produzidos na atividade carbonífera e em amostra de clínker. In: SILVA, PAULO S.C. da (org.); ZAHN, GUILHERME S. (org.); SOUZA, FRANCISCO de A. (org.). Contribuições do reator IEA-R1 para a pesquisa nuclear. São Paulo, SP: Blucher, 2022. , cap. 30. p. 293-300. DOI: 10.5151/9786555501483-30. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33086. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções