Utilização do “Portal Dosimetry” no controle de qualidade em radioterapia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Autores IPEN

Orientador

Carlos Alberto Zeituni

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Na implementação da técnica de Radioterapia em Arco Volumétrico Modulado (VMAT), diversas etapas são essenciais a fim de garantir segurança e qualidade dos tratamentos. Além do aceite e comissionamento do acelerador, outras etapas são fundamentais para garantir que o aparelho esteja com um funcionamento adequado, operando de forma a manter suas medidas dosimétricas e mecânicas dentro de recomendações nacionais e internacionais vigentes. A Verificação dos parâmetros iniciais adquiridos da máquina com uma frequência pré-estabelecida para cada teste faz parte de um programa amplo de controle da qualidade que é essencial para o funcionamento seguro do acelerador linear. Este trabalho utilizou o EPID para realizar os principais testes de controle da qualidade do MLC, teste de Isocentro de radiação e determinação do Fator OutPut de dois aceleradores de mesmo modelo e fabricante do Plano de Expansão da Radioterapia (PER-SUS) além de verificar as principais propriedades dosimétricas do “Portal Dosimetry” como detector de radiação, tais como linearidade, reprodutibilidade, dependência com a taxa de dose, efeito memória e respeito a lei do inverso do quadrado da distância. Os resultados foram avaliados de acordo com a metodologia baseada em controle estatístico de processo e foram calculados os Limites de Tolerância e Ação (LT e LA) para todos os conjuntos de testes. Os resultados para os LT e LA foram obtidos a partir de gráficos de controle. Para os testes de MLC, foi obtido valores de tolerância bem menores que os estabelecidos na literatura, exceto para o teste de velocidade do MLC. Os valores de tolerância para o teste Start shot foram menores que 0,5 mm para as duas máquinas. Os dados da caracterização dosimétrica mostraram que o detector é adequado para medidas de controle da qualidade em radioterapia. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar a importância de buscar alternativas para se definir limites institucionais como forma de avaliar os controles de qualidade das instituições.

Como referenciar
DIAS, TIAGO L. Utilização do “Portal Dosimetry” no controle de qualidade em radioterapia. Orientador: Carlos Alberto Zeituni. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/49102. Acesso em: 20 Jan 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções