Os participantes de pesquisa clínica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

Ética em pesquisa: em Medicina, Ciências Humanas e da Saúde

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A ciência desenvolveu ensaios na tela do computador (in silico), de bancada ou tubo de ensaio (in vitro) e de outras modalidades não invasivas. Ainda assim. só haverá certeza se o medicamento A é mais eficaz que o B, ou se a cirurgia X salva mais vidas que a Y, aplicando-os a seres humanos no mundo real. Não é possível prescindir, portanto, de ensaios clínicos. Pode-se e deve-se cumprir os mais rigorosos princípios científicos e éticos, a fim de que os resultados logrados sejam não apenas verdadeiros e confiáveis, como obtidos da forma digna, segura, justa a transparente. Este capítulo revisa o estado atual da ética nos estudos clínicos sob o viés do participante, seja ele voluntário sadio ou enfermo à busca de tratamento.

Como referenciar
FAINTUCH, BLUMA L.; FAINTUCH, SALOMAO. Os participantes de pesquisa clínica: perspectivas, motivação, estratégias e desafios éticos. In: FAINTUCH, JOEL (ed.). Ética em pesquisa: em Medicina, Ciências Humanas e da Saúde. Barueri, SP: Manole, 2021. , cap. 6. p. 47-55. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/32900. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções