Obtenção e caracterização do compósito Alsub2 Osub3-NbC e o efeito da adição de Ysub2 Osub3 na sua sinterização

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Ana Helena de Almeida Bressiani

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Compósitos cerâmicos à base de alumina com particulados são intensamente estudados devido ao aumento nas propriedades mecânicas e pelas vantagens de processamento em relação aos compósitos com fibras ou whiskers. O presente trabalho estudou o compósito de matriz de AI2O3 com a introdução de particulados de NbC. As amostras foram obtidas por técnicas convencionais de processamento cerâmico. Foram estudadas amostras com concentrações de 10, 20 e 40 % em peso de NbC, sinterizadas a 1750 °C/15min e 1650 °C/30 min em fomo de grafite, com atmosfera de argônio. Com estas composições, foram processadas amostras com o NbC como recebido do fornecedor, com o NbC moído 30 h, e amostras com adição de 3% de Y2O3 à matriz de alumina. As amostras sinterizadas foram analisadas quanto a densidade; fases cristalinas presentes, por difração de raios X; caracterização microestrutural por microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura e de transmissão; foram determinadas a dureza e tenacidade à fratura a temperatura ambiente; a cinética de sinterização foi analisada por dilatometria. Os resultados deste trabalho mostram que é viável o processamento do compósito Al^Os-NbC sinterizados sem pressão, obtendo-se densidades relativas à teórica maiores que 95 % para todas as amostras sinterizadas a 1750 °C e para as concentrações de 10 e 20% em peso de NbC sinterizadas a 1650 °C. O aumento na concentração de NbC na matriz de alumina, promoveu um acréscimo na tenacidade à fratura, obtendo-se valores de Kic de 4,5 MPa.m''^ para as amostras com concentrações de 40% de NbC. Este resultado é comparável aos dos compósitos de AI2O3-TÍC, que são comercialmente empregados em ferramentas de corte.

Como referenciar
PASOTTI, ROSA M. da R. Obtencao e caracterizacao do composito Alsub2 Osub3-NbC e o efeito da adicao de Ysub2 Osub3 na sua sinterizacao. Orientador: Ana Helena de Almeida Bressiani. 1999. 119 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN/CNEN-SP, Sao Paulo. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/10745. Acesso em: 20 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções