Teste do cometa como ferramenta de controle da cadeia do frio

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Anna Lucia Casanas Haasis Villavicencio

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Tendo em vista um mercado cada vez mais exigente na qualidade dos alimentos, faz-se necessário o desenvolvimento de processos que atendam às expectativas do consumidor. Dentre os processos existentes, destacam-se a cadeia do frio e a irradiação. A cadeia do frio compreende todas as etapas de conservação do alimento, desde a produção, resfriamento, congelamento, armazenamento, e transporte até o consumidor final. A irradiação, como processo de conservação de alimentos, estende a vida de prateleira, inibe o brotamento e reduz a contaminação por patógenos, entre outros benefícios. É importante a identificação da degradação dos alimentos em função de falhas nos processos a que foram submetidos. O teste do cometa (DNA Comet Assay) é um método de varredura largamente estudado, considerado rápido e de baixo custo, pelo fato de identificar quebras no DNA, é possível considerar sua utilização como mais uma ferramenta no controle de falhas na cadeia do frio que podem degradar e prejudicar os alimentos. Algumas etiquetas e selos usados no controle dos processos do frio não consideram a situação anterior do alimento, indicando falhas a partir do momento em que forem colocadas em contato com o mesmo, já o teste do cometa verifica a degradação ocorrida no alimento até o momento de sua realização podendo ainda, acompanhar o aumento da degradação.

Como referenciar
DUARTE, RENATO C. Teste do cometa como ferramenta de controle da cadeia do frio. Orientador: Anna Lucia Casanas Haasis Villavicencio. 2009. 80 f. Dissertacao (Mestrado) - Instituto de Pesquisas Energeticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, Sao Paulo. DOI: 10.11606/D.85.2009.tde-04112009-133546. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/9435. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções