Caracterização de organofilica nacional para adsorção de micotoxinas

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2006

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
As micotoxinas são metabólitos de natureza tóxica que foram reconhecidas primeiramente no ano de 1960 na Inglaterra com a morte de mais de 100 perus. O agente causador das mortes foi identificado como sendo uma toxina presente na farinha de amendoim que era parte da ração para as aves: Aflotoxina produzida pelo fungo Aspergillus flavus. A aflotoxina B1 pode provocar lesões no fígado, como câncer, cirrose, necrose, hepatite B e até a morte, quando ingerida em alta dose. O efeito nocivo à saúde não se dá imediatamente. O tipo B1 é o mais tóxico, por isso o risco é maior para o consumidor habitual. O objetivo deste trabalho é preparar uma argila organofílica partindo de uma bentonita nacional. Esta organofílica foi caracterizada por Difração de Raios X, Microscopia Eletrônica de Varredura e Cromatografia Líquida de Alta Resolução. Os resultados demonstram que a organofílica preparada é eficiente na adsorção de Aflotoxina B1.

Como referenciar
VIOTTI, G.C. de A.; RIELLA, H.G.; MOMBACH, V.L.; CARVALHO, E.F.U. Caracterização de organofilica nacional para adsorção de micotoxinas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA E CIÊNCIA DOS MATERIAIS, 17., 15-19 de novembro, 2006, Foz do Iguaçu, PR. Resumos... p. 424. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/20060. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento