Padronização em sistema primário por coincidências 4πβ-γ e determinação das intensidades de emissão gama por decaimento dos radionuclídeos Cu-64 e Ho-166

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Marina Fallone Koskinas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O Laboratório de Metrologia Nuclear (LMN) do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) realizou a padronização primária dos radionuclídeos 64Cu e 166Ho. Esses radioisótopos são utilizados na Medicina Nuclear em investigações diagnósticas e em radioterapia. A atividade absoluta foi determinada utilizando o método de coincidências 4πβ(PC)- γ associado à técnica de extrapolação de eficiência. Para isto, foram utilizados um contador proporcional em geometria 4π acoplado ao um contador de cintilação NaI (Tl). Para a padronização do 64Cu foram utilizados dois sistemas para registro de dados: sistema TAC e sistema SCS. No sistema TAC é utilizado o módulo Time to Amplitude Converter (TAC) associado a um analisador multicanal, sendo que a eficiência do detector 4πPC foi variada por meio de absorvedores externos e foi aplicado fator de correção para as eficiências beta denominado fator Kawada. No sistema SCS (Software Coincidence System) o registro dos eventos foi feito por meio da digitalização dos pulsos, a eficiência do detector 4πPC foi variada por discriminação eletrônica e a atividade foi obtida pela extrapolação biparamétrica. A padronização do 166Ho em sistema de coincidências 4πβ(PC)- γ foi realizada utilizando o sistema de aquisição de dados por software, SCS (Software Coincidence System). Para determinação das probabilidade de emissão gama dos radionuclídeos foi utilizado um espectrômetro gama HPGe calibrado com ampolas padrão de 152Eu, 60Co, 133Ba, 137Cs e 241Am, calibradas no sistema primário 4πβ(PC)- γ. A probabilidade de emissão gama por decaimento do fóton de 1345,7 keV do 64Cu obtida foi de 0,472 (10) % apresentando um bom acordo com os dados da literatura. A probabilidade de emissão gama por decaimento do fóton gama de 1379,45 keV do 166Ho foi de 0,936 (4) %. Por meio destas medidas foi possível também a determinação das intensidades relativas de outros fótons emitidos por este radionuclídeo. Os resultados obtidos foram concordantes com a literatura dentro da incerteza experimental.

Como referenciar
YAMAZAKI, IONE M. Padronização em sistema primário por coincidências 4πβ-γ e determinação das intensidades de emissão gama por decaimento dos radionuclídeos Cu-64 e Ho-166. Orientador: Marina Fallone Koskinas. Coorientador: Mauro da Silva Dias. 2019. 161 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2019.tde-08032019-110934. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/29865. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções