A incorporação de nanopartículas de pseudoboemita em nanoemulsões contendo ácido mandélico com diferentes óleos essenciais

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2022

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 65-66.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A pseudoboemita é uma cerâmica fina obtida pelo processo sol-gel com alto grau de pureza e elevada porosidade. Em diversos estudos, este material está sendo utilizado como um nanocarreador. Neste trabalho, as nanoemulsões obtidas contém óleo de palmarosa, lavanda, gerânio ou lemongrass com ácido mandélico e 3% em massa de pseudoboemita, e tem como objetivo contribuir para a preparação de nanoemulsões para uso em cosméticos de antienvelhecimento. Quanto aos resultados, foi possível a obtenção de diferentes formulações com pH entre 2,5-4,5 compatíveis ao pH da pele, densidade próximo da água, boa homogeneidade e uma diminuição no tamanho da partícula para as amostras com a presença de pseudoboemita. A amostra contendo óleo essencial de lemongrass e pseudoboemita foi a mais indicada para a utilização nos cosméticos.

Como referenciar
BARBOSA, I.T.F.; MUNHOZ JUNIOR, A.H.; OLIVEIRA, B.E.; ROCHA, G.; BALIZA, P.C.; SILVA, L.G.A. A incorporação de nanopartículas de pseudoboemita em nanoemulsões contendo ácido mandélico com diferentes óleos essenciais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 65-66., 6-9 de junho, 2022, Águas de Lindóia, SP. Resumo... São Paulo, SP: Associação Brasileira de Cerâmica - ABCERAM, 2022. p. 572-572. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/33702. Acesso em: 20 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento