Efeito da associação de laser de Nd:YAG com fluoreto na redução da desmineralização do esmalte

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Denise Maria Zezell

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O fluoreto é comprovadamente eficaz na redução da cárie dentária, contudo, seu efeito físico-químico tem limitações. Assim, tratamentos com lasers de alta potência surgem como alternativas para melhorar as propriedades do esmalte dental. Este estudo in vitro teve como objetivo avaliar o efeito da combinação da irradiação com laser de Nd:YAG (57,3 J/cm²) com fluoreto (Flúor Fosfato Acidulado 12.300 µgF-/g) na redução da desmineralização do esmalte sob condições críticas de pH. As amostras de esmalte foram divididas em quatro grupos de tratamento: Controle Negativo, FFA, Nd:YAG e Nd:YAG + FFA, e cada grupo foi subdividido para ciclagem de pH (n = 15): pH 5 (crítico para dissolução do esmalte), pH 4,5 (limite para efeito físico-químico do fluoreto no meio) e pH 4 (crítico para dissolução do esmalte mesmo na presença do fluoreto no meio). As análises incluíram avaliação da perda mineral, espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier (banda de fosfato e carbonato), tomografia por coerência óptica (coeficiente de atenuação óptica) e microscopia eletrônica de varredura. Além disso, foi feita a quantificação de cálcio e fósforo inorgânico nas soluções da ciclagem de pH. Em pH 4, o tratamento com Nd:YAG + FFA reduziu a perda mineral em 31,9% em comparação com FFA isolado e 56,6% em relação ao Controle Negativo. Estes achados foram suportados pelas demais análises que demonstraram que o grupo Nd:YAG + FFA, em pH 4, apresentou maior área sob a banda do fosfato, menor coeficiente de atenuação óptica e menor desmineralização na análise morfológica. Conclui-se que o tratamento Nd:YAG + FFA é mais eficaz na redução de desmineralização do que FFA isolado nas condições de pH crítico para esmalte na presença de fluoreto, como em pH 4, destacando-se como uma medida adicional promissora com potencial significativo para ser implementada em ações de saúde pública, especialmente para pacientes de alto risco com fluxo salivar reduzido.

Como referenciar
JUVINO, AMANDA C. Efeito da associação de laser de Nd:YAG com fluoreto na redução da desmineralização do esmalte: avaliação sob condições de pH variado. Orientador: Denise Maria Zezell. 2024. 120 f. Tese (Doutorado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. DOI: 10.11606/T.85.2024.tde-20022025-145705. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/49424. Acesso em: 20 Mar 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções