Desenvolvimento do método de marcação de Doxiciclina com tecnécio-99m e avaliação do potencial para diagnóstico de processos infecciosos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Margareth Mie Nakamura Matsuda

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Na medicina nuclear (MN), uma variedade de radiofármacos com diferentes respostas têm sido empregados rotineiramente na clínica para determinação de foco de infecção e inflamação. Eles são constituídos por diversos radionuclídeos como: tecnécio-99m (99mTc), flúor-18, gálio-67 e índio-111. O presente estudo teve como objetivo desenvolver um método de marcação de doxiciclina (DOX) com 99mTc e avaliar o potencial desse radiofármaco para o diagnóstico de processos infecciosos por SPECT-CT. As marcações diretas de DOX com 99mTc resultaram em baixa pureza radioquímica, enquanto a marcação indireta utilizando o agente quelante HYNIC e o co-ligante EDTA alcançou uma pureza radioquímica de 98,85% por CP/CCD e 92,21% por HPLC. Os estudos de estabilidade demonstraram que o produto marcado manteve sua pureza acima de 90% após 24 horas. Os ensaios in vitro com Staphylococcus aureus evidenciaram uma taxa de ligação do radiofármaco de 10,5%. Nos estudos preliminares in vivo com modelo animal de infecção por S. aureus, o produto da marcação indireta apresentou captação significativamente maior na pata infectada (0,58 ± 0,03% ID/g) em comparação à pata não infectada, evidenciando o potencial desse radiofármaco na detecção de focos infecciosos por SPECT-CT. Os resultados sugerem que o radiofármaco [99mTc]Tc-DOX-HYNIC-EDTA pode ser uma alternativa viável para o diagnóstico de processos infecciosos por técnicas de MN.

Como referenciar
SILVA, VANESSA M.X. da. Desenvolvimento do método de marcação de Doxiciclina com tecnécio-99m e avaliação do potencial para diagnóstico de processos infecciosos. Orientador: Margareth Mie Nakamura Matsuda. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/49103. Acesso em: 20 Jan 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções