Desenvolvimento do método de marcação de Doxiciclina com tecnécio-99m e avaliação do potencial para diagnóstico de processos infecciosos
Carregando...
Data
Data de publicação
Autores IPEN
Orientador
Margareth Mie Nakamura Matsuda
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
É parte de
É parte de
É parte de
Resumo
Na medicina nuclear (MN), uma variedade de radiofármacos com diferentes respostas têm sido empregados rotineiramente na clínica para determinação de foco de infecção e inflamação. Eles são constituídos por diversos radionuclídeos como: tecnécio-99m (99mTc), flúor-18, gálio-67 e índio-111.
O presente estudo teve como objetivo desenvolver um método de marcação de doxiciclina (DOX) com 99mTc e avaliar o potencial desse radiofármaco para o diagnóstico de processos infecciosos por SPECT-CT. As marcações diretas de DOX com 99mTc resultaram em baixa pureza radioquímica, enquanto a marcação indireta utilizando o agente quelante HYNIC e o co-ligante EDTA alcançou uma pureza radioquímica de 98,85% por CP/CCD e 92,21% por HPLC. Os estudos de estabilidade demonstraram que o produto marcado manteve sua pureza acima de 90% após 24 horas. Os ensaios in vitro com Staphylococcus aureus evidenciaram uma taxa de ligação do radiofármaco de 10,5%. Nos estudos preliminares in vivo com modelo animal de infecção por S. aureus, o produto da marcação indireta apresentou captação significativamente maior na pata infectada (0,58 ± 0,03% ID/g) em comparação à pata não infectada, evidenciando o potencial desse radiofármaco na detecção de focos infecciosos por SPECT-CT. Os resultados sugerem que o radiofármaco [99mTc]Tc-DOX-HYNIC-EDTA pode ser uma alternativa viável para o diagnóstico de processos infecciosos por técnicas de MN.
Como referenciar
SILVA, VANESSA M.X. da. Desenvolvimento do método de marcação de Doxiciclina com tecnécio-99m e avaliação do potencial para diagnóstico de processos infecciosos. Orientador: Margareth Mie Nakamura Matsuda. 2024. 79 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/49103. Acesso em: 20 Jan 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.