Terapia com laser em baixa intensidade no tratamento da síndrome de ardência bucal

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Jornal Brasileiro de Laser
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O objetivo do presente estudo foi relatar os efeitos da terapia com Laser em baixa intensidade na sintomatologia de dois pacientes portadores da síndrome de ardência bucal. Foram atendidas duas pacientes do sexo feminino, com idade de 69 e 52 anos e histórico de 2 e 4 anos de doença. Após a realização de exames físico e laboratoriais para confirmar o diagnóstico da doença, os pacientes foram tratados com Laser de diodo, com emissão em 790 nm, 120 mW e 6 J/cm2, uma vez por semana, por três semanas. A intensidade de ardência foi mensurada por meio da escala visual analógica (VAS) no início do estudo, após cada sessão de terapia com Laser, 7 e 42 dias após o término do tratamento. Os pacientes foram solicitados a fazer uma avaliação diária do sintoma utilizando uma escala numérica de 0 a 10. De forma geral, os pacientes apresentaram diminuição gradual da ardência após o início do tratamento. Ao término das três sessões de irradiação observou-se redução do sintoma de 56% a 95%. Dois sítios de uma paciente apresentaram retomo parcial na intensidade de ardência após o término do tratamento. Com base nos resultados obtidos, a terapia com Laser em baixa intensidade pode ser apontada como uma futura alternativa para tratamento dos pacientes acometidos pela SAB.

Como referenciar
KATO, ILKA T.; PELLEGRINI, VIVIAN D.; PRATES, RENATO A.; RIBEIRO, MARTHA S.; SUGAYA, NORBERTO N. Terapia com laser em baixa intensidade no tratamento da síndrome de ardência bucal - relato de caso. Jornal Brasileiro de Laser, v. 2, p. 50-54, 2010. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/4678. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções