Uma nova abordagem no mapeamento de dados de áreas contaminadas como contribuição ao processo de avaliação da qualidade ambiental urbana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Revista do Departamento de Geografia
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A poluição ambiental é um desafio enfrentado pelos centros urbanos, globalmente. Dentro dessa temática, estão as áreas contaminadas, locais que em decorrência do uso e ocupação anterior, apresentam substâncias poluentes no solo, subsolo e em águas subterrâneas. A gestão e a compreensão dos dados das áreas contaminadas são fundamentais para alcançar um planejamento urbano sustentável, que promova cidades e comunidades ambientalmente saudáveis. Neste trabalho, foi desenvolvida uma nova abordagem no mapeamento das áreas contaminadas, a fim de aprimorar a visualização da informação e a proposição de um indicador de qualidade ambiental. Por meio de pesquisas documentais, foram obtidos dados secundários quantitativos, que permitiram a construção de duas bases de dados. Estas, foram armazenadas e tratadas, adicionando-se informações geoespaciais, permitindo assim a elaboração de mapas, com o uso do software ArcGIS 10.8.1. A nova abordagem de mapeamento permitiu identificar os distritos que abrigam a maior ocorrência de áreas contaminadas na cidade de São Paulo, Santo Amaro, Ipiranga e Lapa. Adicionalmente, indicou os distritos com maior número de áreas contaminadas com risco confirmado. Já o indicador desenvolvido foi aplicado em duas escalas: ao estado de São Paulo, identificando a cidade de São Caetano do Sul com a maior taxa de áreas contaminadas; e à cidade de São Paulo, cujo distrito que apresenta o maior resultado é o da Santa Cecília. Os resultados oferecem também as cidades do estado paulista e os distritos da cidade de São Paulo onde há ausência de áreas contaminadas. Com as análises desenvolvidas, observa-se que as áreas contaminadas são difusas na cidade de São Paulo. Todavia, áreas remediadas podem ser observadas com maior frequência em distritos mais próximos a região central. O indicador desenvolvido neste estudo é passível de adoção em qualquer estado ou cidade brasileira e, tal aplicação, poderá contribuir para melhor compreensão das diferentes realidades regionais, oferecendo dados para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas de planejamento urbano.

Como referenciar
LINO, JULIANA dos S.; OTERO, ANDRE G.L.; ANDRADE, DELVONEI A. de. Uma nova abordagem no mapeamento de dados de áreas contaminadas como contribuição ao processo de avaliação da qualidade ambiental urbana. Revista do Departamento de Geografia, v. 44, p. 1-13, 2024. DOI: 10.11606/eISSN.2236-2878.rdg.2024.205124. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/48812. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções