Utilização de sementes radioativas de iodo-125 para marcação pré-cirúrgica de lesões mamárias não palpáveis

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

Orientador

Maria Elisa Chuery Martins Rostelato

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
A evolução nos métodos de imagem possibilitou o diagnóstico precoce do câncer de mama, resultando na detecção de lesões menores, elegíveis para a cirurgia conservadora. Como os tumores pequenos não são palpáveis, tornou-se necessário o desenvolvimento de técnicas que permitissem ao cirurgião identificá-los, para a remoção segura da lesão e preservação do tecido saudável ao redor, reduzindo a morbidade. Nesse contexto, emergiram as técnicas de marcação pré-cirúrgica. O fio metálico é considerado o dispositivo padrão a marcação, porém apresenta desvantagens, que podem ser reduzidas com o uso da semente radioativa de iodo-125, uma técnica segura e efetiva. No Brasil, existem alguns desafios para a sua implantação, relacionados à falta de regulamentação e ao custo elevado, porque a semente comercializada é importada. No entanto, um protótipo da semente foi desenvolvido pelo IPEN, o que pode minimizar barreiras. Esse cenário destaca a necessidade de elaboração de diretrizes nacionais e capacitação de equipes médicas, que constituíram os objetivos desta pesquisa, representando ferramentas valiosas no processo de implantação da tecnologia. A metodologia consistiu em experiência prática em simuladores e revisão de documentos regulatórios. Os resultados incluíram diretrizes para o acolhimento da paciente, planejamento e preparo do material, implante da semente, orientações, cuidados após o procedimento, abordagem de complicações, elaboração do laudo, monitoramento e plano de recuperação. O estudo concluiu que o treinamento reforça a confiança da equipe, facilitando a aceitação para a prática clínica e encorajando a adoção do procedimento como o novo padrão.

Como referenciar
ROCHA, PAULA F. Utilização de sementes radioativas de iodo-125 para marcação pré-cirúrgica de lesões mamárias não palpáveis: proposta de diretrizes técnicas e programa de treinamento para médicos executantes. Orientador: Maria Elisa Chuery Martins Rostelato. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia das Radiações em Ciências da Saúde) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN-CNEN/SP, São Paulo. Disponível em: https://repositorio.ipen.br/handle/123456789/49100. Acesso em: 20 Jan 2026.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções