JOSE OSMAN DOS SANTOS

Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Cargo

Resultados de Busca

Agora exibindo 1 - 10 de 12
  • Resumo IPEN-doc 22212
    Avaliação da mobilidade de As, Cr e Zn em sedimentos coletados em diferentes períodos na Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro
    2005 - CORTEZ, VINICIUS D.; FIGUEIREDO, ANA M.G.; RIBEIRO, ANDREZA P.; SANTOS, JOSE O.; WASSERMANN, JULIO C.
  • Livro IPEN-doc 11801
    Estudos arqueométricos de sítios arqueológicos do baixo São Francisco
    2007 - SANTOS, JOSE O. dos; SEPULVEDA MUNITA, CASIMIRO
  • Resumo IPEN-doc 11533
    Total mercury loss evaluation before and after cooking in fish most cummonly consumed in manaus, Amazonas State, Brazil
    2006 - FARIAS, LUCIANA; FAVARO, DEBORA I.; SANTOS, JOSE O.; MAIHARA, VERA A.; VASCONCELLOS, MARINA B.; YUYAMA, LUCIA
  • Resumo IPEN-doc 13861
  • Artigo IPEN-doc 12355
    Estudo do controle analitico em analises de material argiloso realizadas por ativacao neutronica
    2007 - SANTOS, JOSE O. dos; MUNITA, CASIMIRO S.; OLIVEIRA, PAULO T.M. e S. de
    A implantação de normas relacionadas ao controle de qualidade nos laboratórios de química analítica tem sido motivo de preocupação. Com base nos resultados obtidos, aceitam-se ou rejeitam-se matérias – primas, processos são modificados e decisões são tomadas em relação à proteção do meio ambiente e à saúde humana. Dentro deste contexto, neste trabalho, determinaram-se as concentrações de Ba, Ce, Co, Cr, Cs, Eu, Fe, Hf, K, La, Lu, Na, Nd, Rb, Sc, Sm, Ta, Tb, Th, U, Yb e Zn em dois materiais de referência: Brinck Clay – NIST-SRM-679 e IAEA – Soil -7, por Análise por Ativação com Nêutrons Instrumental (AANI) para verificar a qualidade analítica dos resultados. O desvio padrão relativo para Ba, K, Nd, Sm, Tb e U no Brinck Clay foi maior que 10%. Esses elementos, mais o Rb, apresentaram o mesmo comportamento no Soil – 7. Por outra parte, pôde ser constatado que todos os elementos determinados para Brinck Clay, com exceção do U e Sm, apresentaram Zscore menor que 2, o que é considerado satisfatório. Já para o IAEA – Soil – 7, a maioria dos elementos analisados apresentaram Zscore menor que 2. Para a identificação dos resultados discrepante nas análises realizadas foi utilizada a distância de Mahalanobis clássica, usando como valor crítico o critério lambda Wilks, o que mostrou que nenhuma amostra foi discrepante. Assim, obteve-se que o método utilizado para análise de materiais argilosos é exato e preciso, para aplicações diversas aplicações.
  • Artigo IPEN-doc 12137
    Cooking process evaluation on micronutrient and total mercury content in fish species in Manaus, Brazil
    2007 - FAVARO, DEBORAH I.T.; FARIAS, LUCIANA; VASCONCELLOS, MARINA B.A.; SANTOS, JOSE O. dos; PESSOA, ARTEMIZA F.; AGUIAR, JAIME; YUYAMA, LUCIA K.
  • Artigo IPEN-doc 12136
    Principal component analysis applied to assess metals and arsenic sources in sepetiba bay, Rio de Janeiro
    2007 - RIBEIRO, ANDREZA P.; FIGUEIREDO, ANA M.G.; SANTOS, JOSE O.; DANTAS, ELIZABETH; COTRIM, MARYCEL E.B.; WASSERMAN, JULIO C.
  • Artigo IPEN-doc 11569
    Avaliacao da perda de mercurio total em peixes mais consumidos na cidade de Manaus, apos diferentes processos de coccao
    2006 - FARIAS, LUCIANA A.; FAVARO, DEBORAH I.T.; SANTOS, JOSE O.; PESSOA, ARTEMIZA F.; MAIHARA, VERA A.; VASCONCELLOS, MARINA B.A.; YUYAMA, LUCIA K.; AGUIAR, JAIME P.
  • Artigo IPEN-doc 15377
    Identificacao de valores discrepantes por meio da distancia mahalanobis
    2006 - OLIVEIRA, PAULO T.M. e S. de; SANTOS, JOSE O. dos; SEPULVEDA MUNITA, CASIMIRO
  • Tese IPEN-doc 11643
    Estudos arqueométricos de sitios arqueológicos do baixo São Francisco
    2007 - SANTOS, JOSE O. dos
    O estudo minucioso das características físicas e químicas dos artefatos cerâmicos, associado com as pesquisas históricas e arqueológicas tem pennitido a reconstituição dos costumes culturais e modos de vida das comunidades antigas. O presente estudo objetivou estudar composição química elementar e mineralógica de cerâmicas arqueológicas coletadas nos sítios .lustino, São José, Curítuba, Saco da Onça, Porto Belo e Vitória Régia, localizados na região do Baixo São Francisco, Sergipe, Brasil. Por meio da análise por ativação com nêutrons instrumental (AANl) e difratometria de raios - X (DRX), pennitiuse definir grupos composicionais de cerâmicas conforme a similaridade química da pastas cerâmica, a qual reflete a composição da matéria-prima utilizada em sua manufatura pelo homem pré-histórico, e inferir a atmosfera e temperatura de queima da cerâmica. As amostras abeiTantes foram identificadas por meio das distâncias Mahalanobis clássica e robusta. O efeito do tempero na pasta cerâmica foi estudado por meio do filtro de Mahalanobis modificado. Os resultados foram interpretados por meio da análise de agioipamento, análise das componentes principais e análise discriminante. O horizonte temporal das cerâmicas foi verificado por meio de técnicas de datação tennoluminescência (TL). Os resultados obtidos neste trabalho, em associação com infonnações oriundas da Arqueologia, pennitiram a identificação dos gi-upos cerâmicos correspondentes às ocupações ceramistas no sítio Justino e a definição de gi\'upos cerâmicos de referência confonne o comportamento químico. A tecnologia de queima foi estabelecida para alguns vasos cerâmicos, bem como a contemporaneidade dos grupos composicionais segundo as datações determinadas por TL. Dessa forma, o trabalho contribui para a reconstituição da pré-história das comunidades que habitaram a região do Baixo Rio São Francisco e para remontagem do quadro geral das populações ceramistas do Nordeste brasileiro.