A influência da radiação gama na composição nutricional de flores comestíveis de Bauhinia variegata L. provenientes do Brasil

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2015

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

CONGRESSO NACIONAL DAS ESCOLAS SUPERIORES AGRÁRIAS, 1.
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
Desde há muitos anos que a utilização de flores comestíveis na culinária se tornou uma prática comum, uma vez que conferem uma melhor qualidade sensorial e nutricional aos alimentos, para além do aspeto visual atrativo [1,2]. Bauhinia variegata L. é uma árvore muito comum no Brasil, sendo as suas flores grandes e de coloração lilás na variedade mais comum. Estas flores são vulgarmente conhecidas como “pata de vaca”, sendo comestíveis e muito utilizadas em saladas e na decoração de vários pratos nas cozinhas Gourmet. No presente estudo, as flores foram submetidas a radiação por feixe de eletrões em diferentes doses (0.5 e 0.8 KGy) para efeitos de descontaminação, e seguidamente analisadas em termos de parâmetros nutricionais nomeadamente, composição centesimal (humidade, proteínas, gordura, hidratos de carbono e cinzas), perfil em açúcares livres (determinados por HPLC-RI) e em ácidos gordos (analisados por GC-FID). As amostras não irradiadas (controlo) e irradiadas revelaram um perfil nutricional muito similar, sendo que os hidratos de carbono foram os nutrientes mais abundantes, seguidos das proteínas, cinzas e gorduras. Relativamente aos açúcares, as amostram mostraram também um perfil semelhante, tendo sido identificados: a frutose em maior quantidade, seguida da glucose e da sacarose. Os ácidos gordos: palmítico (C16:0), esteárico (C18:0), oleico (C18:1n9), linoleico (C18:2n6) e α-linolénico (C18:3n3) foram os mais abundantes nas amostras em estudo, tendo sido identificados mais 16 ácidos menos abundantes. Os ácidos polinsaturados (PUFA) foram maioritários, seguidos dos saturados (SFA) e monoinsaturados (MUFA). Também neste caso as amostras revelaram uma composição muito idêntica. Em suma, a técnica de irradiação pode ser utilizada como forma de descontaminação e preservação de flores comestíveis uma vez que as doses aplicadas não alteraram significativamente os parâmetros nutricionais das amostras em estudo.

Como referenciar
HELENO, S.A.; VILLAVICENCIO, A.L.C.H.; BARROS, L.; FERREIRA, I.C.F.R. A influência da radiação gama na composição nutricional de flores comestíveis de Bauhinia variegata L. provenientes do Brasil. In: BENTO, ALBINO A. (ed.). In: CONGRESSO NACIONAL DAS ESCOLAS SUPERIORES AGRÁRIAS, 1., 2-3 de dezembro, 2015, Bragança, Portugal. Resumo... Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior Agrária, 2015. p. 249-249. Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/31214. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento