Efeitos da radiação gama em alimentos minimamente processados contaminados artificialmente com Escherichia coli

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Data de publicação

2005

Orientador

Título da Revista

ISSN da Revista

Título do Volume

É parte de

É parte de

É parte de

É parte de

INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; ENCONTRO NACIONAL DE APLICACOES NUCLEARES, 7th
Exportar
Mendeley

Projetos de Pesquisa

Unidades Organizacionais

Fascículo

Resumo
O ritmo de vida das pessoas moradoras dos grandes centros urbanos favorece as indústrias produtoras de alimentos minimamente processados, já que os consumidores buscam produtos que sejam mais fáceis e mais rápidos de preparar. O processamento mínimo é um conjunto de práticas simples e aplicáveis à maioria das hortaliças (como lavagem, picagem, empacotamento, entre outras), para preservar a qualidade visual e nutricional dos produtos, conservá-los por mais tempo, agregar valor e facilitar a vida dos consumidores. Por outro lado, alimentos minimamente processados estão muito expostos à contaminação microbiológica, principalmente por microrganismos indicadores da qualidade higiênico-sanitária, como a Escherichia coli. Um elevado número de microrganismos indicadores em um produto alimentício indica que, durante a produção, as Boas Práticas de Produção não foram respeitadas, aumentando a probabilidade de se encontrar microrganismos patogênicos nesses alimentos, ou seja, microrganismos causadores de toxinfecções alimentares. Nesse sentido, a irradiação dos alimentos minimamente processados com raios gama pode ser uma solução para a redução da carga microbiana desse produto, tornando-os seguros à saúde dos consumidores. Nesse estudo iremos avaliar a radiorresitência da Escherichia coli em um produto alimentício minimamente processado contaminados artificialmente. O produto será contaminado com 107 de Escherichia coli e irradiados com doses de 0, 0,5 e 1,0kGy, em seguida será realizada a semeadura pela técnica de semeadura em superfície utilizando ágar McConkey que será incubado a 35ºC por 48 horas em estufa bacteriológica. O número de células viáveis presentes no meio de cultura serão contadas e confirmadas pela técnica de reação de cadeia da polimerase – PCR.

Como referenciar
GUEDES, R.L.; CREDE, R.G.; SABUNDJIAN, I.T.; AQUINO, S.; RUIZ, M.O.; FANARO, G.B.; VILLAVICENCIO, A.L.C.H. Efeitos da radiação gama em alimentos minimamente processados contaminados artificialmente com Escherichia coli. In: INTERNATIONAL NUCLEAR ATLANTIC CONFERENCE; ENCONTRO NACIONAL DE APLICACOES NUCLEARES, 7th, ago. 28 - set. 2, 2005, Santos, SP. Anais... Disponível em: http://repositorio.ipen.br/handle/123456789/18232. Acesso em: 30 Dec 2025.
Esta referência é gerada automaticamente de acordo com as normas do estilo IPEN/SP (ABNT NBR 6023) e recomenda-se uma verificação final e ajustes caso necessário.

Agência de fomento

Coleções